Talitha Benjamin

5 hábitos que podem estar acabando com a saúde do couro cabeludo

couro cabeludo

Todo mundo quer ter cabelos saudáveis, sedosos e bonitos, não é? Mas para isso, o cuidado com os fios deve estar sempre em dia e é também importante não negligenciar uma parte importantíssima: o couro cabeludo. Ele é responsável pelo crescimento e a saúde das madeixas, e por isso, ele deve ser igualmente bem tratado.

É de um couro cabeludo saudável que nascem os fios que vão te dar um cabelo arrasador, mas enquanto você cuida dos fios, tratando com diversos produtos e cosméticos, você pode estar prejudicando essa parte tão importante do corpo. Confira a seguir 5 hábitos que podem estar acabando com a saúde do seu couro cabeludo, e como evitá-los.

Lavar os cabelos com água muito quente

A água muito quente é prejudicial tanto para os fios, quanto para a saúde do couro cabeludo. Ela provoca o efeito rebote, que significa que, apesar de ressecar a pele, ela causa oleosidade nessa área. O resultado é um couro cabeludo descamando, sensível e cabelos muito oleosos. Por isso, na hora de lavar o cabelo, prefira sempre água morna ou fria.

Usar as unhas para esfregar a raiz dos cabelos

Na hora de massagear o produto na raiz do cabelo, evite passar as unhas na região. Mesmo curtas, as unhas podem causar irritação e até pequenas feridas. Lave os cabelos usando a ponta dos dedos com movimentos circulares e suaves para estimular a circulação sanguínea, assim você evita lesões e não termina com o couro cabeludo dolorido.

Aplicar produtos no couro cabelo

Condicionador, máscara, creme de pentear e todos os outros cosméticos, exceto o shampoo, devem permanecer longe do couro cabeludo. Alisador, secador e modelador também devem se manter a uma distância saudável da pele para não causar lesões por causa da temperatura.

Abrir mão do teste de química

Na hora de fazer alisamentos, colorações ou outros procedimentos químicos, fique atenta para os componentes ácidos que serão usados. Isso porque alguns deles podem causar queimaduras no couro cabeludo e descamações. Não deixe de exigir sempre o teste de química para garantir que poderá realizar o procedimento sem causar reações alérgicas ou lesões.

Não lavar os cabelos com a frequência necessária

Muita gente deixa de lavar os fios por medo da oleosidade. Saiba que isso é um grande erro, porque deixar de lavar o couro cabeludo pode causar ressecamento da pele, envelhecimento precoce, além de deixar os fios mais oleosos ainda, com o chamado efeito rebote que mencionamos acima. Procure lavar os fios regularmente de forma adequada (água morna ou fria, massageando com a ponta dos dedos), assim você garante fios limpos e mantém a oleosidade controlada.

Evitando esses hábitos, você garante um couro cabeludo saudável, limpo e livre de oleosidade – a fórmula perfeita para cabelos lindos. Aproveite e confira mais dicas de como conquistar um couro cabeludo saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *