Crescimento capilar: o que ajuda e o que atrapalha o cabelo crescer?

Mulher medindo o cabelo com uma fita métrica

Você sabia que o cabelo humano cresce, em média, um centímetro (ou “um dedo”) por mês?

É verdade que muitas pessoas não notam esse crescimento capilar, mas essa quantidade pode variar de acordo com vários fatores.

Cada cabelo tem um ritmo, que pode ser mais rápido ou mais lento e, além disso, existem diversos fatores que podem ajudar ou atrapalhar o crescimento capilar.

Quer saber quais são eles? Então veja abaixo o que fazer para o cabelo crescer e o que NÃO fazer também!

Crescimento capilar: o que ajuda?

Uma alimentação saudável

Ter uma alimentação em dia e regrada com alimentos saudáveis sempre ajuda, né? E, para conseguir que o cabelo cresça, nada melhor do que ingerir proteínas que, além de combater a queda, auxiliam no crescimento capilar.

Fazer massagem no couro cabeludo

Pouca gente sabe, mas uma ótima técnica para ajudar no dilema de como fazer o cabelo crescer mais rápido é massagear o couro cabeludo. Para fazer a massagem, é só usar as pontinhas dos dedos, fazendo movimentos circulares bem nas raízes dos cabelos. A massagem capilar faz com que a circulação sanguínea se intensifique no local, contribuindo para o crescimento capilar.

Cortar o cabelo regularmente

Muitas mulheres ainda acham que para que os cabelos cresçam devem ficar longe das tesouras, mas não é bem assim. Cortar as pontas dos cabelos ajuda a evitar quebras e pontas duplas. O ideal é programar visitas ao salão a cada 6 e 10 semanas, de acordo com o crescimento dos seus fios.

Shampoo para crescer cabelo

Sim, o shampoo que você usa influencia diretamente no crescimento do seu cabelo. Por isso, se o seu objetivo é conquistar fios longos, fortes e saudáveis, a dica é escolher bem os produtos que vai usar. O shampoo bomba da Salon Line, é realmente ideal para fazer o cabelo crescer mais rápido.

Crescimento capilar: o que atrapalha?

Estresse

O estresse prejudica diversos aspectos da nossa vida, inclusive do nosso corpo. Quando estamos muito preocupadas com algo, os cabelos podem enfraquecer, ressecar e até cair.
Então, se você quer manter cabelos mais saudáveis e crescendo rapidamente, é importante que tente controlar o estresse para que ele não prejudique seu corpo, inclusive os seus cabelos.

Uso excessivo de boné ou chapéu

Acessórios colocados na cabeça acabam “abafando” o cabelo e, consequentemente, prejudicando o crescimento saudável dos fios, além de causar queda capilar. O melhor a fazer é evitar os acessórios ou usá-los apenas quando necessário (como na praia, por exemplo).

Muita química no cabelo

Escova progressiva e outras técnicas a base de formol ou ácidos podem alterar a fibra capilar e levar à quebra dos fios. Esses procedimentos também podem causar caspa e outras inflamações no couro cabeludo, prejudicando o crescimento e a saúde do cabelo.

Lavar os fios com água muito quente

A temperatura muito alta na hora da lavagem colabora no ressecamento dos fios e pode fazer com que os nutrientes agregados sejam retirados dos fios, enfraquecendo-os. Por isso, o ideal é tomar banho apenas com água morna e fria, para evitar que isso aconteça.

Agora que você já sabe o que fazer para o cabelo crescer e também o que prejudica o crescimento capilar, não deixe de dar todo cuidado especial para suas madeixas!

Leia também

Cotas Raciais
Autoconhecimento

Cotas não são esmola, entenda

A lei de cotas existe há cerca de 8 anos no Brasil, mas ainda há muito debate acerca da sua importância e legitimidade. Grande parte

Leia mais »