Thauany Lima

Cronograma capilar: O que é? Como fazer?

cronograma capilar

Todos os cabelos, independente de sua curvatura, tem alguma necessidade, seja hidratação, nutrição ou reconstrução capilar. Existem várias maneiras de analisar as necessidades dos fios, uma delas é o teste de porosidade. Esse teste é simples e rápido, pois basta colocar um fio de cabelo dentro de um copo de água e se o fio afundar significa que seu cabelo precisa de reconstrução, já se seu cabelo ficar boiando no meio do líquido, você vai precisar abusar das nutrições, por fim, se o fio ficar boiando na superfície, invista na hidratação.
Esse teste é uma forma fácil de analisar as necessidades do cabelo, mas é sempre bom fazer um cronograma capilar completo para repor tudo que o cabelo precisa.

O que é o cronograma capilar?

O cronograma é basicamente a reposição de água, nutrientes e massa capilar que perdemos diariamente. É um tratamento que deve ser seguido regularmente e que devolve todos os nutrientes e vitaminas que o cabelo está precisando.
O cronograma é muito indicado na transição capilar, pois os fios em transição ainda estão sofrendo com os resíduos da química e os fios novos estão precisando de muitos cuidados, por isso é muito importante seguir regularmente o cronograma durante a transição capilar, para os cabelos crescerem saudáveis e com vida.

Quais são os benefícios de cada tratamento do cronograma?

A hidratação capilar é importante na reposição de água dos fios. Se o cabelo estiver sem brilho, muito “armado” e ressecado, invista em hidratações. A hidratação pode ser feita com máscaras que contenham: Silicone, aloe vera, frutas, açúcar, pantenol, vitaminas, vegetais e glicerina.
Ela é muito importante para deixar os cabelos macios, sedosos, com balanço e brilho. A melhor parte da hidratação é que ela pode ser feita com maior frequência porque não sobrecarrega os fios.
A nutrição capilar é muito indicada para cabelos ressecados, opacos e sem movimento. Ela repõe os nutrientes e lipídios dos fios e deixa o cabelo com a oleosidade necessária.
A nutrição pode ser realizada com máscaras que contenham óleos, tutano, manteigas ou somente óleos vegetais, estes podem ser usados sozinhos nos fios ou misturados na máscara de hidratação.
A umectação também entra como nutrição, pois é um banho de óleo vegetal nos fios. Ela pode ser feita antes do banho, para nutrir os fios antes da lavagem (deixar agindo durante 30 minutos ou mais), ou como umectação noturna, nutrindo os fios durante toda a noite e enxaguando pela manhã. O resultado é maravilhoso e surpreendente.
A reconstrução capilar é responsável por repor as proteínas e a massa dos fios, isso significa que ela acaba com os cabelos quebradiços, porosos, fracos e ralos.
As máscaras de reconstrução são sempre compostas por queratina, creatina, proteína, trigo, arginina, cisteína, colágeno, proteínas hidrolisadas, aminoácidos e etc.
É muito importante fazer sempre nutrição e hidratação antes da reconstrução e evitar fazer com frequência, pois excesso de queratina nos fios pode causar queda e quebra, além de um certo aspecto “endurecido”.

Como faço meu próprio cronograma?

Existem vários modelos de cronograma capilar na internet, mas é muito legal criar o próprio cronograma, pois não existe ninguém que conheça o seu cabelo com mais propriedade que você.
É muito simples criar um cronograma capilar, só é preciso conhecer a fundo as necessidades do cabelo. É necessário identificar se ele é oleoso, ressecado, opaco, fraco, quebradiço e etc. A partir disso, se o cabelo é mais ressecado, por exemplo, vai precisar incluir mais nutrição no cronograma, pois as máscaras oleosas ou o óleo vegetal puro vai ajudar a cuidar desse fator.
Caso o cabelo seja muito oleoso, coloque mais hidratação no cronograma, pois são máscaras com menos óleo para o seu cabelo que já tem uma “gordura” natural.
Sobre a reconstrução, não é possível acrescentar muitas no cronograma capilar, o ideal é fazer esse tratamento com intervalos de 15 ou 30 dias, vai depender do tamanho do dano do seu cabelo.

Misturinhas caseiras podem entrar no cronograma capilar?

Podem sim! É possível usar muitos ingredientes que temos na dispensa para cuidar dos cabelos. Existem dezenas de receitas caseiras para tratar os fios, por exemplo: Misturar azeite de oliva na máscara de hidratação para nutrir, ou usar açúcar e creme de leite na máscara para hidratar. A maionese também é uma ótima nutrição para os cabelos, principalmente os crespos e cacheados. Lembrando que, caso você não queira se “arriscar” nos produtos comestíveis, já existem no mercado produtos, com os mesmos benefícios, próprios para os cabelos, como a Maionese Capilar #Todecacho, por exemplo.
É muito simples cuidar dos cabelos e, como deu para perceber, não é necessário gastar horrores para isso. O importante é ter sempre uma boa máscara de hidratação em casa para fazer as misturinhas caseiras, utilizando os ingredientes básicos da culinária, e arrasar com a cabeleira lindíssima e saudável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *