Talitha Benjamin

Saiba quais cuidados com a lente de contato você precisa ter

Cuidados com lente de contato

Para quem dispensa o uso dos óculos ou até mesmo as usa para fins estéticos, as lentes de contato podem ser uma baita mão na roda. Elas podem atuar na correção de problemas de visão como miopia, hipermetropia, astigmatismo, entre muitos outros. A Sociedade Brasileira de Lentes de Contato e Córnea estima que cerca de dois milhões de brasileiros utilizam esse recurso, o que representa cerca de 1% da população.

Leia também:Óculos para cada tipo de rosto

Apesar de serem muito úteis, as lentes de contato ainda são corpos estranhos inseridos nos olhos e, portanto, muito cuidado precisa ser tomado para manuseá-las. Desde o armazenamento, até a aplicação e remoção delas, diversas precauções precisam ser tomadas para garantir a sua segurança.

Apesar disso, após se acostumar com esses cuidados, eles viram parte da sua rotina, assim como o uso das lentes em si. Confira a seguir os cuidados com a lente de contato que precisam ser tomados:

Faça a limpeza das lentes regularmente

Se você tem dúvidas de como lavar as lentes de contato, ou qual é a frequência dessas limpezas, saiba primeiramente que elas são extremamente importantes para que nenhum micro-organismo entre em contato com elas: antes de colocá-las e após retirá-las, lave-as suavemente com a solução apropriada que pode ser encontrada na maioria das farmácias.

Leia também: Coceira no olho, o que pode ser?

Limpe o estojo das lentes com frequência

Você pode até lembrar de lavar as lentes todas as vezes necessárias, mas só isso não é o suficiente. O estojo onde as lentes ficam armazenadas também precisa ser higienizado. Ele deve ser lavado todos os dias com a solução das lentes e trocado a cada três meses. Outra recomendação é que, enquanto estiver vazio vazio, o estojo permaneça seco para evitar proliferação de bactérias.

Manuseie as lentes apenas com as mãos limpas

Tão essencial quanto a limpeza das lentes e do estojo é lavar as mãos sempre for iniciar a aplicação ou remoção. As mãos são uma das partes do corpo que mais carregam bactérias, especialmente nas pontas dos dedos e nas unhas (que é parte que entrará em contato com as lentes e com o olho). Lave muito bem as mãos com água corrente e sabonete neutro para garantir a total desinfecção e evitar o contato de bactérias com essa parte tão importante do corpo.

Retire-as antes de dormir

Dormir com as lentes é extremamente perigoso, pois esse ato aumenta significativamente o risco de contrair problemas na córnea. Você não deve passar mais de 16 horas usando as lentes e, mesmo que o tipo de produto permita que você fique mais tempo com elas, não é recomendado fazer disso um hábito.

Respeite a data de validade

Assim como os óculos, as lentes possuem uma data de validade. Passando essa data, elas perdem a eficácia e começam a estragar, podendo até mesmo causar riscos à sua visão. Obedeça sempre essa data de validade, que pode variar de acordo com a orientação médica, o fabricante e as especificações do modelo.

Como colocar e retirar as lentes de contato?

Lave bem as mãos antes de tudo. Coloque-as na palma da mão e aplique algumas gotinhas da solução de limpeza. Lave-as com movimentos circulares e enxágue com o mesmo produto. Antes de aplicar, coloque-as na ponta do dedo e observe cuidadosamente se elas estão com as laterais dobradas, e não retas.

Coloque as lentes no dedo indicador e com o dedo médio da mesma mão, puxe a pálpebra inferior para baixo. Com o dedo médio da outra mão, puxe a pálpebra superior para cima e suavemente encaixe a lente dentro do olho.

Para retirar as lentes, o processo é um pouco mais fácil, mas os mesmos cuidados devem ser tomados. As suas mãos também precisam estar bem limpas para retirá-las. Você pode também usar um colírio lubrificante para facilitar o processo.

Com o dedo médio de uma das mãos, puxe a pálpebra superior para cima, e com o dedo médio da outra mão, puxe a pálpebra inferior para baixo. Use o dedo polegar e indicador para retirar a lente cuidadosamente, fazendo um movimento de pinça com os dedos.

Limpe a lente novamente e guarde-a no estojo, uma por vez. É aconselhável que você guarde a lente com o líquido da solução o suficiente para cobrí-la, mas sem excessos, já que ela pode fazer com que a lente transborde e grude na tampa do estojo.

Leia também: Olho inchado: quais as causas e tratamentos?

Seguindo esses cuidados com a lente de contato, e esse passo a passo, você garante a saúde e a segurança das suas lentes e preserva a sua visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *