Talitha Benjamin

4 cuidados com a pele que quem faz atividade física precisa ter

cuidados com a pele na academia

Os benefícios que atividade física regular traz para o corpo e para a mente são muitos – qualidade de vida, redução do risco de doenças, ajuda no controle da ansiedade e também a manter a boa forma são apenas alguns deles. Mas, seja para emagrecer ou por todos os outros ganhos, você precisa parar para pensar sobre o efeito dos exercícios na saúde e na aparência da pele.

Por mais que essa seja o maior órgão do corpo, a falta de cuidados com a pele é bem comum, principalmente entre quem pratica exercícios, o que pode ser um grande problema, já que estas são as pessoas que mais sofrem com os efeitos por causa da rotina de malhação.

Calor, vento e radiação solar são apenas alguns dos fatores externos que representam risco à saúde da pele, assim como o atrito da repetição de movimentos também pode ser prejudicial.

Para garantir que a sua pele esteja bem protegida e que, além dos benefícios da atividade física, você também mantenha a derme sempre bonita e saudável, confira essas 4 dicas de cuidados com a pele que você precisa ter antes, durante e depois de se exercitar:

Previna-se de fatores externos

Como dito anteriormente, o sol, o calor e o vento são apenas alguns dos fatores externos que podem prejudicar a pele. Por isso, é importante proteger-se deles com equipamentos de proteção: viseiras, bonés e protetores solares e labiais são essenciais para garantir nenhuma reação desagradável.

Escolha a roupa mais adequado ao tipo de exercício

Quem pratica exercícios físicos ao ar livre está sujeito às condições geográficas e climáticas do ambiente e, por essa razão, a necessidade do uso de roupas adequadas para a atividade que será praticada, tal qual para o ambiente em questão, é alta. Calos e bolhas e outras lesões cutâneas comuns, por exemplo, podem ser evitadas com a proteção adequada. Prefira também tecidos leves e sem a possibilidade de atrito, como o algodão.

Pratique exercícios de cara limpa

A hora de suar também é a hora de deixar a vaidade de lado! Evite o uso de perfumes, maquiagens e outros produtos estéticos, pois eles podem obstruir os poros e impedir a transpiração da pele, que será frequente durante o exercício. Impedir que a pele respire pode causar a aparição de espinhas, cravos e outras inflamações assim como em contato com a luz solar, alguns produtos podem causar reações adversas e queimaduras.

Cuide bem da pele após o exercício

Os cuidados pós-treino são tão importantes quanto os métodos preventivos. Não demore para tirar as roupas molhadas de suor – elas podem causar um efeito de agravamento em inflamações e lesões já existentes, pois o pH ácido fragiliza a pele. Na hora do banho, utilizar sabonete de glicerina e óleos essenciais pode ajudar a prevenir coceiras e outras irritações e, no pós-banho, borrifar água termal tem o mesmo benefício. Invista também em cremes hidratantes para o seu tipo de pele, que vão garantir a proteção e hidratação necessária pós-treino.

Agora que você já conhece os cuidados com a pele necessários para quem pratica atividade física, confira as dicas de exercícios que você pode fazer em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *