Talitha Benjamin

Saiba quais cuidados com a pele adotar depois da academia

cuidados com a pele depois da academia

Todo mundo já sabe que manter uma rotina de exercícios é essencial para a saúde do corpo. Sabemos também que, depois da atividade física, a reação natural do corpo é transpirar. No entanto, apesar de natural, a transpiração pode trazer alguns problemas, principalmente para a pele, causando irritações e até mesmo problemas de longo prazo, como a acne.

Você com certeza já deve ter notado que a vermelhidão toma conta do rosto após um esforço físico, além do aumento de temperatura ou até mesmo ardência. Apesar de ser relativamente comum, esses sinais também podem indicar algum tipo de problema. Saber cuidar da pele é essencial para garantir que o treino vai trazer apenas benefícios.

O que acontece com a pele quando nos exercitamos

O esforço físico mexe com diversos sistemas do corpo, aumenta a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo. Por isso, o rosto costuma ficar vermelho e pode ocorrer um desconforto ou queimação. Entretanto, se esses sintomas acontecem com bastante intensidade, até mesmo em situações que não sejam os exercícios físicos, significa que a sensibilidade cutânea está comprometida. Por isso, é importante ficar atenta aos cuidados com a pele para minimizar o efeito dos exercícios.

Cuidados com a pele após o treino

Antes mesmo do exercício, é importante manter a pele bem limpa. Isso porque os poros entupidos impedem que o suor saia naturalmente, comprometendo a transpiração, causando inflamações, aumentando a produção de oleosidade e favorecendo o nascimento de cravos e espinhas. O ideal é utilizar um sabonete específico para o seu tipo de pele ou a água micelar.

Se você sofre com a vermelhidão, pode investir em hidratantes com ativos calmantes e fórmula leve, para não obstruir os poros e minimizar a irritação. A escolha de roupas também é essencial, pois roupas pesadas e grossas dificultam a transpiração.

Após o treino, o importante é manter a pele hidratada. Isso porque a transpiração elimina água do organismo e faz com que a pele perca a sua oleosidade natural. A hidratação antes do treino é importante, mas o pós é onde ela precisa ser reposta: beber muita água, limpar a pele e hidratá-la é o ideal.

A limpeza, por si só, é o primeiro passo: isso porque o suor possui o pH ácido e pode fazer mal para o tecido cutâneo, então, antes de tudo, elimine as sujeiras e impurezas da pele. E lembre-se: nada de água quente! A temperatura morna ou fria é o ideal para essa área, pois evita a irritação. Seguir esses passos é importante para garantir que os exercícios físicos não comprometam a viçosidade e saúde da pele e que os benefícios dessa prática sejam maiores ainda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *