Tayla Pinotti

Saiba como recuperar o cabelo depois das tranças

Como recuperar o cabelo depois das tranças

Você pode até ter apostado nas tranças africanas para diminuir os cuidados com o seu cabelo, mas a verdade é que, ao tirá-las, você não vai ter como fugir de um bom tratamento capilar.

Isso porque é normal que o cabelo fique fragilizado após alguns meses com o penteado e, dessa forma, é preciso tratar os fios contra a quebra e o ressecamento.

Se você está pensando em abandonar as braids e está se perguntando como recuperar o cabelo depois das tranças, confira abaixo algumas dicas que vão te ajudar.

Como recuperar o cabelo depois das tranças

Faça uma limpeza profunda nos seus fios

O primeiro passo após retirar as braids deve ser higienizar os fios usando um shampoo detox. Isso vai ajudar a eliminar os resíduos de produtos que podem ter se acumulado nos fios enquanto eles estavam trançados. Já nas próximas lavagens, vale a pena realizar a técnica de co-wash para hidratar os fios enquanto higieniza.

Use um tônico fortalecedor para evitar o cabelo quebrado

A quebra é um dos principais problemas que acontece após a retirada das tranças. Por este motivo, a dica é investir em um tônico fortalecedor, que deve ser aplicado na raiz do cabelo. Você também pode apostar no uso de um shampoo com vitaminas para fortalecer ainda mais os fios.

Invista em um cronograma capilar

Hidratação, nutrição e reconstrução são tratamentos fundamentais para qualquer cabelo e se fazem ainda mais necessários após alguns meses com as tranças africanas. Produtos a base de coco são sempre uma ótima pedida para recuperar cabelos danificados cacheados e crespos. A umectação, tratamento a base de óleo, é ideal para a etapa de nutrição, já que os fios precisam repor sua oleosidade natural.

Cuide dos seus fios enquanto eles estiverem trançados

De acordo com Janaína Cristina Honorato, trancista há mais de 17 anos, o ideal para minimizar os danos após a retirada das box braids é que as meninas cuidem do cabelo enquanto elas ainda estiverem com as tranças. “Isso evita cabelos danificados em excesso depois da remoção do penteado”, afirma.

Para isso, basta seguir alguns dos mesmos cuidados citados acima: a lavagem (semanal) com shampoo antirresíduos (mas, neste caso, apenas na raiz do cabelo) e o uso do tônico fortalecedor.

Já a hidratação deve ser feita usando um borrifador com água e máscara de hidratação. Basta aplicar a mistura em todo o cabelo, deixar agir pelo tempo indicado na embalagem da máscara e, em seguida, enxaguar.

Isso vai ajudar a manter os fios hidratados durante os meses que eles estiverem trançados e vai diminuir a necessidade de recuperar o cabelo depois das tranças.

• Gostou? Leia também: Guia definitivo do dread!

Saiba como recuperar o cabelo depois das tranças
5 (100%) 4 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *