Saiba quais são os cuidados com o cabelo no verão na praia, piscina e na cidade

O verão é adorado por muitos, pois, junto a ele, temos as festas de fim de ano, o calor extremo, a praia, piscina e as viagens. Mas é nessa época também que os cabelos podem ficar expostos à diversos fatores que prejudicam os fios, como o excesso de sol, o cloro da piscina, o sal do mar, a falta de umidade no ar, entre muitos outros. Por mais divertida que seja a temporada mais quente do ano, os cuidados com o cabelo no verão não podem ser deixados de lado.

A radiação solar danifica o cabelo

Cuidados com o cabelo no verão

Durante as estações mais quentes, os raios solares costumam ficar mais intensos – e a cada ano essa intensidade aumenta mais, por causa do aquecimento global. Esses raios são conhecidos por serem extremamente prejudiciais à pele, mas os cabelos também sofrem. Eles podem causar danos na estrutura do fio, causando ressecamento e resultando em fios quebradiços.

A fibra capilar também é danificada pelos raios UVB, por isso, invista em produtos ricos em proteínas, como a queratina, por exemplo, para fortalecer a fibra e impedir que a estrutura seja danificada. Os raios UVA são os que oxidam e desbotam a cor dos fios, mesmo os que não possuem nenhuma coloração artificial.

Nos dias quentes, procure evitar expor os fios. Experimente usar chapéus, bonés e lenços. Outra dica é investir em produtos que oferecem o fator de proteção solar, e além disso, manter um cronograma capilar para garantir fios resistentes à radiação.

Os danos da água do mar e do cloro no fios

Como cuidar dos cabelos na praia

Os cuidados com o cabelo na praia e na piscina também merecem sua atenção especial. Isso porque tanto o cloro e a água do mar são responsáveis por tirar a hidratação natural do fio, que provoca o ressecamento, quebras e a perda da elasticidade. Além disso, eles ainda enfraquecem as cutículas que selam os fios e impedem a estrutura capilar de permanecer protegida, o que resulta em fios porosos, quebradiços e pontas duplas.

Para evitar os efeitos negativos dessas substâncias, enxague os cabelos imediatamente após sair do mar ou da piscina. Durante o verão, invista em produtos de reparação intensiva, com altas quantidades de proteínas e mantenha sempre a hidratação em dia. Outra dica importante é separar alguns dias para deixar as suas madeixas longe da água.

Outros cuidados com os cabelos no verão

Cuidados com o cabelo na praia

A hidratação e a nutrição durante essa época são etapas que não podem ser negligenciadas. Manter o equilíbrio entre o dano e reparação é importante para manter os fios saudáveis, sedosos e brilhosos. Isso porque muito tempo de exposição à esses fatores de risco (radiação, cloro e água do mar) podem deixar os fios fragilizados, sendo mais difícil de recuperá-los. Invista também em produtos liberados para essa tarefa, já que eles poupam o fio de substâncias que podem ser prejudiciais.

Além desses cuidados com o cabelo no verão, lave os cabelos sempre em água morna ou fria, pois a água quente sensibiliza o couro cabeludo, podendo causar oleosidade. Durante essa época, é importante também manter-se hidratada, bebendo muita água e também procurar equilibrar a alimentação, investindo em vitaminas, proteínas e aminoácidos que protegem o sistema imunológico e te ajudam a manter os cabelos sempre lindos e o mais importante de tudo, saudáveis.

Leia também