Tayla Pinotti

Cuidados com a pele: dicas para cuidar da pele do rosto e do corpo

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Pois é!

Além de envolver e proteger o corpo inteiro, a pele possui diversas funções, como regular a temperatura corpórea, reservar nutrientes e conter terminações nervosas sensitivas.

Por isso, é muito importante cuidar muito bem desse órgão que corresponde à mais de 15% do peso total do nosso corpo.

Tanto a pele do rosto quanto a pele do corpo exigem cuidados especiais durante o dia a dia.

Além de manter uma boa alimentação e ter boas noites de sono, outros cuidados com a pele são fundamentais para mante-la sempre saudável.

Como cuidar da pele do corpo?

Cuidados com a pele

Bebendo bastante água

Primeiramente, beba bastante água! Ela é importante para todo funcionamento do organismo e também ajuda a manter uma pele saudável e bonita.

Fazendo depilação de forma correta

A sociedade impõe que as pessoas tenham seus corpos “lisinhos” e depilados, mas você deve ter muito cuidado ao depilar sua pele!

Alguns procedimentos estéticos podem ser agressivos para a cútis, principalmente quando se trata de regiões sensíveis. Usar lâminas de barbear também podem prejudicar a pele, principalmente se ela estiver seca.

Sempre que for se depilar com lâmina, prepare a pele antes com um creme de barbear e evite sabonetes, pois eles podem ressecar a pele quando usados antes da depilação.

Tomando banho

Pode parecer óbvio, mas tomar banho é muito importante para manter a pele saudável. Porém, banhos de banheiras devem ser limitados.

Na hora do banho, é importante se lavar bem para que as impurezas, sujeiras e a oleosidade sejam removidas.

Hidratando o corpo

Além de hidratar o corpo bebendo água, você também pode e deve usar produtos hidratantes no seu corpo.

Recentemente, a Salon Line lançou a linha “Na Pele” com seis óleos para o tratamento de pele ressecada.

O uso contínuo do óleo corporal promove uma pele hidratada e saudável constantemente, pois forma uma camada protetora que impede a perda excessiva de água.

Os óleos corporais devem ser usados após o banho para garantir o resultado desejado. Espalhe pequenas porções do óleo sobre todas as partes do corpo, principalmente nas mais ressecadas, depois enxágue ou seque com uma toalha.

Como cuidar da pele do rosto?

Mantendo a pele limpa

Manter o rosto limpo é fundamental para conseguir uma pele perfeita. Ao acordar, lave sempre o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Se você sofre com oleosidade, por exemplo, use um sabonete para pele oleosa.

Para deixar a pele limpa, é muito importante remover a maquiagem no final do dia. Dormir de maquiagem ou passar muito tempo com ela no rosto pode causar oleosidade excessiva e até mesmo cravos e espinhas.

Por isso, o mais indicado é usar um demaquilante para tirar a maquiagem, pois ele também ajudam na remoção de resíduos de poluição, de oleosidade, de impurezas e de células mortas do rosto. Veja no nosso post sobre demaquilantes qual é o mais apropriado para você.

Usando filtro solar diariamente

Como diz aquela música: use filtro solar! Sério, ele é muuito importante para os cuidados com a pele e, mesmo assim, muitas pessoas se esquecem completamente de usar esse produto no dia a dia!

Tenha cuidado com a exposição ao sol, pois ela acelera o envelhecimento cutâneo. Dica: compre um protetor solar de rosto e ande sempre com ele na bolsa.

Hidratando o rosto

Pode parecer vaidade, mas hidratar o rosto é fundamental para manter a pele saudável. Usar um hidratante facial ou um creme para o rosto ajuda a equilibrar o nível de água na pele.

E falando em água, é muito importante beber bastante água durante o dia, pois ela é o melhor hidratante natural!

E se você acha que já atingiu uma idade que precisa usar creme para rugas ou creme antissinais, fique à vontade para investir em um produtinho desses para prevenir o envelhecimento!

Fazendo limpeza de pele

Se você sofre com problema de espinhas na pele, é muito indicado fazer limpeza de pele. Dermatologistas recomendam que a limpeza de pele seja feita pelo menos duas vezes a cada dois meses. No caso de pele oleosa,  a frequência deve ser ainda maior: uma vez por mês.

Além de remover cravos e espinhas, a limpeza de pele também ajuda a remover as impurezas acumuladas e as células mortas. Mas, ao contrário do que imaginam, se o rosto estiver com espinhas inflamadas, a limpeza de pele não é aconselhada. Nesses casos, o mais recomendado é procurar um profissional para que ele indique produtos ou até mesmo um tratamento específico para a remoção das espinhas.

Esse procedimento é feito por profissionais capacitados, mas a limpeza de pele em casa tem ganhado cada vez mais adeptos pela praticidade. Veja também, aqui por aqui nosso portal, como fazer limpeza de pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *