Talitha Benjamin

Dá para proteger a pele da poluição? Saiba como

como proteger a pele da poluição

O Brasil é o 65º país mais poluído do mundo, segundo estudo da Cuponation. E toda essa poluição costuma ser maior ainda em cidades grandes. Muito se fala sobre os efeitos negativos da exposição ao sol na pele, mas a sujeira do ar também pode causar danos graves.

A poluição é a contaminação do ar que respiramos por meio de gases, líquidos e partículas que danificam e causam o desequilíbrio ambiental. Seus efeitos negativos afetam todos os órgãos do corpo, inclusive a pele. Quando combinadas à outros fatores de risco, como tabagismo, má alimentação e consumo excessivo de álcool, a poluição pode ser ainda mais prejudicial. Inclusive, é responsável por cerca de 7 milhões de mortes por ano no mundo todo.

Além de fazer mal para o meio ambiente e para a saúde, os agentes poluentes também favorecem o envelhecimento precoce. Assim como o estresse, a radiação solar e o tabagismo, a poluição ativa a produção dos radicais livres, que, quando em excesso, podem ser tóxicos ao organismo. Ela também danifica o colágeno presente na pele, resultando em flacidez. Confira a seguir como proteger a pele dessa vilã e mantê-la sempre bonita e saudável:

A importância dos antioxidantes

cuidados com a pele

Os antioxidantes ativam automaticamente os ativos do corpo que defendem as células. Assim, as defesas são resistentes contra os radicais livres, e impedem que partículas do ar poluído ataquem a pele, fortalecendo a barreira cutânea. Está presente em diversos legumes e verduras (por isso, uma alimentação saudável é essencial para proteger a pele) e em diversos produtos dermatológicos. As vitaminas C e E, melatonina e betacaroteno também são poderosos antioxidantes.

O protetor solar, por exemplo, é um grande aliado na proteção da pele. A maioria das pessoas costumam usar este produto apenas em estações quentes, porém, além da radiação do sol também danificar a pele em dias nublados, o protetor também protege a pele contra a poluição do ar. A dica é aliar o seu uso com mais alguma proteção, como algum hidratante rico em antioxidantes ou com um sérum de vitamina C.

A pele seca ou oleosa absorve mais poluição

Poluição faz mal à pele

A falta de hidratação enfraquece o manto lipídico da pele, isso permite que a sujeira da poluição agrida mais. Por isso, garantir uma pele sempre hidratada com o produto mais adequado para o seu tipo de pele ajuda a manter o equilíbrio da derme e não permite a entrada de nenhuma partícula ou molécula que pode causar os efeitos tão indesejados de uma pele mal cuidada. Além disso, beber muita água também ajuda a manter a pele protegida.

Um dos principais efeitos da poluição na pele também é a oleosidade excessiva da pele, que pode causar acne ou dermatite atópica. Isso porque as partículas e moléculas do ar poluído obstruem os poros, impedindo que ela respire.

Para reverter esses efeitos, é indicado que você permaneça sempre uma rotina de limpeza e hidratação rígida da pele, optando pelos produtos mais indicados para a proteção do seu tipo de pele.

Curtiu as dicas para proteger a pele da poluição? Confira também quais são os principais erros que cometemos e prejudicam o rosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *