Talitha Benjamin

Saiba como cuidar do seu cabelo na gravidez

Cabelo na Gravidez

A gestação é um momento bastante complexo para qualquer mulher. Não há quem passe por essa fase ilesa, já que ela vem com uma quantidade enorme de mudanças corporais, incluindo físicas, hormonais e emocionais. Enquanto o seu corpo se adapta para gerar e trazer uma nova vida ao mundo, as transformações – que podem ser positivas ou negativas – vão acontecendo e é preciso estar preparada para cuidar do seu corpo, incluindo do seu cabelo na gravidez.

Para entender as mudanças capilares que ocorrem e também para saber quais os cuidados com os fios você precisa garantir, conversamos com a Doutora Helena Rocchetto, especialista em Tricologia e Dermatologia da Clínica Bloch em São Paulo.

O que acontece com os fios durante a gravidez

Cuidados com o cabelo na gravidez

É comum que as futuras mamães sintam os cabelos mais bonitos nessa fase. Doutora Helena explica que isso acontece porque a gravidez altera o ciclo do cabelo, aumentando os folículos em fase de crescimento: “há uma ação dos hormônios femininos (estrógeno e progesterona), que estão aumentando nessa fase”. O resultado são fios mais volumosos e viçosos, e uma diminuição na queda.

Esse é um assunto controverso, mas recomendação dos especialistas é que, durante esse período, intervenções extremas sejam evitadas, como procedimentos químicos, alisamentos, tinturas e descolorações. A doutora explica que essa recomendação parte do pressuposto de que não existe um consenso médico sobre a segurança desses procedimentos durante a gestação.

“Tinturas e produtos com amônia e metais pesados precisam ser evitados, então a opção seriam hennas naturais, tonalizantes e maquiagens capilares”, ela aconselha, mas deixa o alerta para as grávidas: “qualquer produto precisa ser aplicado respeitando a medida de 1 cm de distância do couro cabeludo, também a partir do primeiro trimestre”.

A profissional também indica consultar o seu médico obstetra antes do uso de qualquer procedimento ou aplicação de produto.

Como cuidar do cabelo durante e depois da gravidez

Gravida pode pintar o cabelo

Durante esse período, o ideal é apostar nas hidratações naturais com produtos liberados. Seguindo Doutora Helena, os liberados oferecem menos risco pela ausência de substâncias químicas prejudiciais. Para tratar o cabelo ressecado na gravidez, o ideal é apostar pesado nas umectações com óleos naturais.

Vale também experimentar algumas misturinhas caseiras para nutrir e manter os fios sempre belos, tanto no pré, quanto no pós-parto, que é quando os fios tendem a cair bastante. “Após o parto, a situação dos fios se inverte e os fios entram na fase de repouso, resultando na queda”.

No entanto, esses fios caindo não são motivos para se desesperar e começar a pensar em ficar careca: “essa fase se inicia só por volta de 3 a 6 meses após o nascimento do bebê e costuma durar apenas algumas semanas”, explica a tricologista.

No entanto, é preciso consultar-se sempre com um médico obstetra e uma dermatologista para garantir que a queda não tem nada a ver com alguma deficiência vitamínica ou hormonal.

Agora que você já sabe quais são os cuidados com o cabelo na gravidez, aproveite e confira aqui mitos e verdades sobre a maternidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *