Priscila Esperandio

Cultura nordestina: 5 coisas que todo brasileiro deveria saber sobre o nordeste

É de conhecimento geral, tanto dentro quanto fora do Brasil, que além dos cenários deslumbrantes, a cultura nordestina representa uma vasta riqueza nacional. Esta região é motivo de orgulho para quem é de origem nordestina e principal destino de férias dos brasileiros, justamente pela cultura incrível que esta região tem a oferecer.
Quando falamos em cultura do nordeste, é importante saber que cada estado que o compõe (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão) possui sua riqueza e características próprias de culinária, música, artesanato, dança, etc.

Mulher com fantasia de carnaval

Vamos aqui apresentar alguns destaques da cultura da região nordeste, só para deixar o gostinho e a vontade de fazer as malas e correr para visitar essa região o quanto antes!

Culinária da região nordeste

A cultura nordestina é muito influenciada pela sua herança dos negros, índios e portugueses, e isso se reflete, é claro, na culinária desta região. As raízes como a macaxeira (conhecida também como aipim ou mandioca), o inhame e a batata doce, além do coco e do milho, são ingredientes muito presentes nos pratos nordestinos. A pimenta também tem presença marcada nas receitas desta região.
Algumas referências da culinária nordestina são o cuscuz, a moqueca, bobó de camarão, pamonha, feijão verde, carne de sol, baião de dois… A lista é longa! Ao visitar um destes estados, não deixe de experimentar a comida local.

Músicas da região nordeste

Outra preciosidade que a cultura nordestina nos proporciona é com artistas e gêneros musicais. Alguns estilos musicais desta região que podemos destacar são o forró, o xote, o baião, frevo e axé. Grandes artistas nordestinos representam esta região, e incentivam que as pessoas viagem para lá, para conhecer a cultura local. A lista é enorme, tanto de músicos já falecidos, mas que marcaram história, assim como os atuais.

Danças típicas do nordeste

Além da música da cultura nordestina, as danças nordestinas também são uma marca registrada nesta região, como o forró, xote e baião, o frevo, o axé da Bahia, o maracatu do Pernambuco e o Bumba-meu-boi do Maranhão.

Variedades de festa nordestina

Com tanta música e dança boa, a mistura rende ótimas festas, e o povo nordestino sabe fazer isso com maestria. As festas mais populares da cultura nordestina são o Carnaval e as festas juninas. Estas festas são também formas de manifestações religiosas, principalmente do candomblé e do catolicismo, e que são também características desta área do país.

Artesanato do nordeste

Outro presente da cultura nordestina é o artesanato produzido. Há uma diversidade de arte confeccionada para fins utilitários ou decorativos. As rendas do nordeste são trabalhos delicados, minuciosos, que demandam habilidade, e que são reconhecidos até internacionalmente.
É possível ainda encontrar muitos trabalhos com cerâmica e aproveitando recursos naturais, como conchas, palha e madeira.

Visite o nordeste e conheça a cultura nordestina!

Aqui, você pode conhecer um pouco sobre a cultura nordestina, que tem muito mais a oferecer, você vai se surpreender e amar! Gostou deste artigo? Então compartilhe com os amigos e já garanta os companheiros de viagem. Para mais dicas, continue nos acompanhando. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *