Cultura


-

Cultura: crenças, tradições, movimentos e costumes

A cultura é parte importante da sociedade e nela estão presentes elementos essenciais para a construção da nossa própria identidade e realidade social.

Aproveite este espaço de Transforme-se, blog da Salon Line, para entender mais sobre o que é cultura e como ela reflete na sua convivência e comunicação em sociedade.

O que é cultura

O conceito de cultura é bastante amplo, mas, basicamente, se refere a um conjunto de crenças, ideias, pensamentos e atitudes que uma pessoa adquire, ao longo da vida, através da convivência e experiências com os demais membros da sociedade. Ou seja, entender o que é cultura é entender como é construída a sua identidade.

Tipos de cultura

Como a concepção de cultura é abrangente, foram estabelecidos diferentes tipos de cultura para dar conta de toda a variedade existente. Levando em consideração um conjunto de particularidades, foram definidos 7 tipos de cultura (de massa, erudita, popular, material, imaterial, organizacional e corporal) e todas elas são importantes para a construção de uma sociedade equilibrada.

Identidade cultural

A identidade cultural está ligada à construção da identidade pessoal em relação ao contexto cultural, podendo ser maleável e variar de acordo com o momento e características próprias. É a identidade cultural que faz com que um povo possa se reconhecer como um grupo cultural, diferente de outros.

Diversidade cultural

Enquanto que a cultura é o conjunto de tradições e costumes de um grupo, a diversidade cultural diz respeito a variedade das diferentes culturas que existem pelo mundo. São vários os aspectos que podem representar as diferentes culturas, como a linguagem, tradições, culinária, religião ou costumes, e todos eles têm valor e devem ser respeitados.

Cultura negra

A cultura negra é extensa, diversificada e muito rica, já que abrange a cultura de diversos povos afros, além da influência de outros, como os europeus, e pela combinação de fatores, como os migratórios e a colonização. A cultura brasileira tem forte base na cultura negra, sendo uma das principais contribuições para a construção do que conhecemos como Brasil.

Apropriação cultural

A definição do que é apropriação cultural ainda é um pouco nebulosa, mas, em resumo, o conceito significa o uso de elementos de uma cultura minoritária por outra dominante, como costumes, vestimentas, objetos, hábitos e arte. Assim que esses elementos são deslocados de sua origem, eles podem ter removidos os contextos culturais e ganhar novos valores e significados – positivos ou negativos.

Manifestação cultural

É considerada uma manifestação cultural toda forma de expressão humana em que um indivíduo exponha sua cultura por meio de celebrações, rituais, danças, festas, imagens, entre outros. As manifestações culturais são um importante patrimônio, pois é através delas que são expressas as múltiplas formas de pensar e sentir dos diferentes povos.

Arte e cultura

Além de uma importante forma de expressão e manifestação, arte e cultura são relevantes elementos para o desenvolvimento intelectual, social e emocional de uma pessoa, da infância até a vida adulta, trazendo melhores perspectivas na vida de uma forma, contribuindo para a formação pessoal e profissional.

 

:)