Customizar camisetas: 5 dicas para customizar roupas com criatividade!

Por: Luiza Olinda


As camisetas são itens básicos do nosso vestuário e são ótimas para qualquer ocasião, porque combinam com praticamente tudo. Só que, às vezes, a gente acaba enjoando daquela camiseta mais básica, e aí, o que fazer?

A melhor solução para não ter que se desfazer da peça é transformá-la em uma nova. Como? Customizando, ué! Com uma tesoura, tinta e criatividade você consegue renovar e customizar suas camisetas como em um passe de mágica. Dúvida? Então confira essas ideias de como customizar suas camisetas!

Customização: corte e aplicação


Ter uma camiseta básica parada no guarda-roupa é como ter uma tela em branco. Porque você pode fazer praticamente tudo nela! Vamos começar com algumas ideias básicas de corte e aplicação. Sim, se você tem uma camiseta que fica desajustada no corpo, ou mesmo que você já cansou de usar, um simples corte pode fazer toda a diferença!

Pegue a camiseta que será customizada e coloque um cropped sobre ela. Se não tiver uma peça destas, é só medir a altura entre a gola da blusa que você estiver usando e o seu umbigo. Corte a camiseta no sentido horizontal. Com uma máquina de costura dobre as pontas uns dois dedos para dentro e costure, fazendo a barra (para deixar a peça com uma cara mais profissional). Entretanto, se não tiver máquina de costura, você pode usar cola para tecido. Pronto, agora você tem um cropped novinho em folha!


E que tal deixar os ombros de fora? Também dá! Faça um corte horizontal na camiseta de ombro a ombro, passando pela gola da camiseta. Se quiser dar um acabamento mais bonito é só aplicar uma renda ou uma faixa de outro tipo de tecido na sua mais nova blusa sem manga!

Tye Dye


Essa técnica é bem antiga e talvez você até já tenha ouvido falar nela, mas é bacana relembrar porque ela é simples de fazer e pode transformar aquela sua camiseta branca sem graça em uma peça maravilhosa.

A ideia aqui é pegar sua camiseta e fazer vários nozinhos nela com elástico ou barbante. Você pode também enrolar a camiseta em um rolinho e passar o barbante por ela fazendo diversos gomos. Isso porque cada amarração dá um desenho diferente para a camiseta.

Para a segunda etapa você vai precisar de um balde ou bacia, tinta específica para tingir tecido e água morna. Siga as especificações da tintura para misturar na água e coloque no balde. Em seguida, coloque a camiseta lá dentro e deixe 20 minutos, ou por quanto tempo a embalagem da tinta indicar.

Em seguida, lave abundantemente a camiseta com água e retire os nós. O resultado será uma camiseta psicodélica e diferentona! Você também pode fazer o mesmo processo com várias cores. Basta preparar recipientes com cores diferentes e ir mergulhando cada nó em um deles. O resultado também é lindo!

Stencil para camisetas


Não consegue encontrar as estampas que você queria nas lojas? Que tal fazer a sua? Vamos customizar aquela sua camiseta lisa sem graça com a estampa que você desejar!

Para isso você só vai precisar de tinta para tecido, um estilete, esponja e uma folha de transparência (aquela que seus professores usavam para colocar os textos no retroprojetor, lembra?). Contudo, se não encontrar a transparência você pode usar um plástico firme e transparente. Ah, claro, você vai precisar também do modelo de estampa que quer imprimir na camiseta.

Imprima a estampa em uma folha sulfite e coloque-a embaixo da transparência. Use o estilete para cortar o desenho, lembrando que as áreas vazadas serão os espaços onde a tinta vai penetrar.

Quando tiver tudo pronto, basta posicionar a transparência em cima da camiseta. Isso porque é necessário garantir que nada vai sair do lugar, prenda o plástico no tecido com fita crepe. Coloque também um papelão por dentro da camiseta para que a tinta que for aplicada na frente não seja transferida para as costas da roupa.

Umedeça a esponja com a tinta de tecido, tendo o cuidado de tirar o excesso. Vá dando leves batidinhas com a esponja suja de tinta sobre as áreas vazadas do estêncil que você fez. Em seguida, é só retirar o plástico e esperar a tinta secar! Faça uma primeira lavagem para garantir que a camiseta não vai manchar e depois é só usar sua camiseta customizada normalmente.

Camisetas com franjas


As franjas são tendência e você pode ganhar novas camisetas com franja sem gastar nenhum centavo. Para isso, basta pegar a camiseta que será customizada e medir um espaço entre 10 e 20 centímetros partindo da barra no sentido vertical.

Com uma tesoura bem afiada vá cortando tiras finas da camiseta até dar a volta em toda a peça. Em poucos minutos você ganha uma peça com cara nova e supermoderna! Não dá para ser melhor do que isso!

E aí, o que achou? Nos conte qual foi o resultado da sua customização. Já aproveite e veja as 8 peças que não podem faltar no seu guarda-roupa para combinar.

Leia também