Depressão: você pode vencê-la

Por: Luiza Olinda

DepressãoA depressão é uma condição clínica que afeta 4,4% da população mundial e 5,8% dos brasileiros (o que resulta em aproximadamente 11, 5 milhões de pessoas no país), de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A depressão atrapalha muito a vida de quem sofre deste distúrbio, pois tende a fazer com que a pessoa se sinta excessivamente triste, desmotivada, pessimista e cansada. Muitas vezes, quem está doente perde a vontade de fazer coisas que gosta, não sente mais prazer na vida e acha que não tem mais utilidade no mundo.
Mas existem formas de lidar e vencer a depressão. Com ajuda médica e algumas dicas você vai conseguir dar a volta por cima e se recuperar. Veja a seguir os nossos conselhos.

Vencendo a depressão: procure um médico

Se você sente que não tem mais energia para fazer atividades que antes eram simples, não tira pensamentos ruins da cabeça e perdeu toda a vontade de encontrar outras pessoas e está pensando em desistir de algo que antes era muito importante, o primeiro passo é procurar um médico.
A depressão é uma condição clínica, o que quer dizer que tratamento e acompanhamento médico são necessários. E não precisa ter medo disso. Esse profissional é a pessoa certa para fazer um diagnóstico adequado e te propor algumas formas de lidar com a depressão, como a terapia e medicamentos.
Nesse momento, não vale ter nenhum tipo de preconceito. Encare todas as propostas do médico como oportunidades de experimentar e descobrir aquelas que funcionam melhor para você.

Leia também: Terapia: descubra como e onde encontrar a perfeita para você

Vencendo a depressão: converse com quem você ama

Nem sempre é fácil conversar sobre os nossos sentimentos, principalmente quando eles não são bons. Mas falar com as pessoas que você ama pode te ajudar a organizar melhor suas ideias, entender como você está se sentindo e receber apoio.
Muitas vezes, às pessoas ao nosso redor querem nos ajudar, mas não sabem como. Exteriorizando os seus sentimentos e pensamentos você dá oportunidade para que as pessoas mais próximas de você possam te compreender e apoiar enquanto você passa por esse momento.

Vencendo a depressão: entenda e respeite o seu momento, mas não desista

Depressão não é brincadeira, não é “frescura” e nem algo banal, e compreender isso é o primeiro passo para que você possa vencer. Uma vez que você entenda bem o que sente, fica mais fácil expor isso para outras pessoas e começar a viver melhor.
Saiba também que poderão haver dias melhores e outros piores, e tudo bem! Você não tem a obrigação de se curar de um dia para o outro, nem de ser feliz o tempo todo, mas precisa buscar a cura diariamente.
Se hoje não sente que está pronto para ir com amigos em um barzinho barulhento e lotado, não tem problema, mas não desista. Convide um ou dois amigos para passar um tempo com você, na sua casa, se isso te fizer sentir mais confortável.
Respeite o seu ritmo, mas procure conquistar uma nova coisa por dia, faça uma ligação para alguém que você gosta, saia para um passeio curto, tente uma nova receita e convide seus pais para almoçar.
Aos poucos, vá tentando se reintegrar com seus amigos e família, mesmo que possa estar com eles apenas por pouco tempo.

Vencendo a depressão: resgate prazeres antigos e crie novos

Durante a depressão, é normal esquecer de atividades e hobbies que antes amávamos, e voltar gradativamente a integrar esses elementos de volta à sua rotina é uma forma de começar a caminhar para fora da depressão.
Também é uma boa ideia procurar prazeres novos e buscar atividades que você nunca fez. Trazer novidades para a vida é bom e pode te fazer descobrir novas paixões que vão dar um novo ânimo para o seu dia.

Leia também: Porque ter um hobby e dicas para ocupar o tempo da melhor forma

Vencendo a depressão: só fale se quiser

Você não precisa sair falando para todo mundo que está com depressão. Muitas pessoas não tem a sensibilidade necessária para lidar com a doença e você pode acabar ouvindo coisas desagradáveis que te colocariam para baixo.
O ideal é só comentar sobre a depressão se você se sentir confortável ou com vontade de fazer isso, e apenas com pessoas que você possa realmente confiar.

Vencendo a depressão: reconheça a si mesmo

Saiba que você é uma pessoa digna de ser amada e merece reconhecimento por suas qualidades e conquistas. Relembre tudo aquilo que a faz ser única e especial, seja no trabalho, nos estudos ou na sua vida pessoal e orgulhe-se disso, porque não existe ninguém no mundo como você!
Lembre-se que você está no controle da sua própria vida e é capaz de decidir o que quer manter ou excluir dela, e também como cada acontecimento da vida vai te afetar.
Mesmo que não possa impedir que algumas coisas ruins aconteçam, você pode escolher como reagir a partir delas e tirar lições preciosas dos erros e fracassos pelo caminho.

Leia também: Se amar: Como se amar e valorizar as coisas boas da vida

Leia também