Thauany Lima

Você conhece o significado do natal? Saiba a história deste feriado tão importante

significado do natal

Papai Noel, renas, luzes, canções e árvore de natal, essas são algumas representações natalinas do feriado de 25 de dezembro.
O natal é uma festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, figura importante do cristianismo. Porém, nem sempre a comemoração dessa data foi cristã, afinal, foi a substituição de uma tradição pagã de adoração ao Deus Saturno (Saturnália) que ocorria do dia 17 a 25 de dezembro.
A comemoração do nascimento do menino Jesus no dia 25 de dezembro foi determinada pela Igreja Católica no século IV, pelo Papa Júlio I.
Não se sabe ao certo o dia do nascimento de cristo, nem mesmo na bíblia é citado o momento exato do acontecimento, porém, nessa data os romanos comemoravam a chegada do inverno, portanto, acreditavam que existia uma relação.
Antigamente o natal era comemorado durante 12 dias seguidos, período que simbolizava o tempo que os reis magos chegaram até a cidade de Belém para prestigiar o filho de Maria.

O que simboliza o Papai Noel no natal?

O que é Papai Noel

Pesquisas realizadas por diversos estudiosos afirmam que o papai noel é uma representação do bispo Nicolau, nascido na Turquia por volta de 280 d.c.
O presbítero era famoso por suas caridades com a comunidade pobre, sempre deixando “saquinhos” com moedas em frente às casas dos indivíduos necessitados.
Essa figura cristã foi santificada pela igreja após relatos de milagres atribuídos a ele, sendo conhecido hoje como “São Nicolau”.
A imagem do “bom velhinho” começou a ser associado ao natal na Alemanha, espalhando-se pelo mundo ao longo do tempo.
A roupa natalina do Papai Noel foi criada em 1886, pelo cartunista alemão, Thomas Nast, determinando a roupa vermelha e branca, seguida por um cinto preto na cintura.
A campanha publicitária da empresa Coca-Cola em 1931 ajudou na popularização da vestimenta vermelha do noel para o mundo.

Qual o significado da árvore de natal?

significado da árvore de natal

A origem da árvore de natal nasceu por volta de 1530 na Alemanha, com Martinho Lutero – precursor da reforma protestante na Europa.
Martinho ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve na floresta, por onde caminhava durante a noite. Mas o reflexo das estrelas também foi uma grande inspiração para o luterano levar a ideia para dentro de casa.
Essa tradição se espalhou pelo mundo, principalmente nas Américas, onde os imigrantes alemães se instalaram durante o período colonial.
No Brasil o adereço representa alegria, paz, prosperidade, esperança e união, estando presente na maioria das casas cristã.
A invenção do presépio também é outro marco natalino, sendo a simbologia do local onde Jesus cristo nasceu, rodeado de animais, reis magos e os pais.
Tradicionalmente, os enfeites de natal devem ficar na decoração por 12 dias após a data do nascimento, tempo que marca o percurso dos reis magos até o celeiro onde nasceu o menino Jesus.
Achou interessante o significado do natal? Conhece outro símbolo natalino que não destacamos? Então conte aqui nos comentários a importância dele para a data!

Veja também

 

Você conhece o significado do natal? Saiba a história deste feriado tão importante
4.7 (94.29%) 7 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *