Thauany Lima

5 sinais de ansiedade: descubra se você também sofre com essa patologia

sinais de ansiedade
Quem nunca passou por um momento de ansiedade na vida, não é mesmo? Seja antes de uma prova importante, prazo de entrega de alguma tarefa no trabalho ou diante de uma grande decisão.
É muito comum o sentimento de ansiedade aparecer diante desses momentos estressantes. Porém, quando ele se torna excessivo, pode se tratar de uma doença.
Felizmente, o tratamento contra ansiedade já existe e é muito acessível para as pessoas. Entretanto, o problema é quando os sintomas demoram para serem localizados e acabam prejudicando a vida profissional e pessoal dos pacientes.
Com a intenção de ajudar na identificação dessa doença, separamos os sintomas mais comuns entre as pessoas que sofrem com esse problema de saúde. Confira!

Falta de concentração pode ser ansiedade

A ansiedade deixa o corpo em constante estado de alerta, tornando a concentração algo bastante difícil. Existem vários motivos para esse sintoma se tornar frequente, dois deles são: a cobrança excessiva e grande pressão em alguns setores da vida.
O medo que se torna algo presente no dia a dia passa a prejudicar a concentração também, impedindo que a atenção exista.

Tensão muscular

Especialistas afirmam que a ansiedade tem o poder de elevar a produção de hormônios do corpo, o que afeta os músculos. Por esse motivos, as dores constantes e até perda de sono aparecem no decorrer do tempo.
Porém, esse sintoma é apenas o primeiro passo para desencadear problemas de saúde ainda maiores para corpo. Por isso, tenha uma atenção redobrada se sentir esse tipo de incômodo.

Irritação constante

É muito comum o mau humor aparecer algumas vezes por dia, ou alguns dias por semana, certo? No entanto, quando esse elemento se torna frequente no cotidiano. Pode ser um sinal de ansiedade.
Enquanto se está sofrendo com a doença, o ritmo do corpo fica mais acelerado, exigindo uma urgência nas situações. Isso pode alavancar em uma perda de paciência e irritação constante.

Falta de ar é um dos sinais da ansiedade

É muito comum as pessoas que sofrem de ansiedade passarem por crises. Os especialistas explicam que a falta de ar e a respiração ofegante são elementos que marcam o pico do transtorno de ansiedade. Então, esse sintoma pode ser percebido ao longo dos dias, em situações comuns e rotineiras.

Sensação de que algo ruim vai acontecer

Esse é um dos principais sintomas da ansiedade, sendo a ligação entre o medo e a preocupação, o que acaba aflorando as crises.
Quem está prestes a passar por um desequilíbrio, pode sentir a sensação de desespero, medo, ameaça e falta de esperança.
Existem algumas relações que a ansiedade torna-se semelhante com a depressão, sendo elas: medos; insônia; insegurança; irritabilidade e dificuldade de concentração.
É importante fazer acompanhamento psicológico e psiquiátrico com frequência para analisar minuciosamente as diferenças entre as doenças e investir nos tratamentos certos.
Esses são apenas alguns sinais da patologia, existem dezenas de outros motivos e indícios de ansiedade. É indicado, assim que perceber algum dos sintomas, procurar ajuda profissional para iniciar o tratamento o quanto antes.

Então, por que não nos conta sua experiência?! Além disso, você pode deixar sua dica pessoal nos comentários para a próxima pessoa que ler o texto.

5 sinais de ansiedade: descubra se você também sofre com essa patologia
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *