Tayla Pinotti

Desodorante natural: conheça os benefícios deste produto

Desodorante natural

Desde muito cedo, pessoas são ensinadas que devem usar desodorante para evitar o suor nas axilas, certo?

Atualmente, além das versões comercializadas em supermercados e perfumarias, muitas marcas estão apostando na fabricação de desodorantes naturais.

Isso porque esse tipo de produto apresenta diversos benefícios não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente. Quer saber mais sobre o assunto? Então confira abaixo!

Suor = odor?

Antes de mais nada, é importante explicar que transpirar é um processo natural do corpo humano que é responsável por eliminar toxinas e controlar a temperatura corporal.

Além disso, o suor, em si, não é responsável pelo odor nas axilas. Na verdade, essa parte abaixo dos ombros é favorável para o aparecimento de bactérias e são justamente esses microorganismos que geram odor.

Os desodorantes, então, surgiram para controlar esse cheiro, mas as fórmulas tradicionais dos antitranspirantes contêm componentes que impedem a saída do suor pelas axilas.

A longo prazo, esses conservantes e estabilizantes contidos nos produtos podem causar irritações nas glândulas sudoríparas, além da obstrução dos poros, levando a infecções no local de uso.

Os sais de alumínio presentes na fórmula também podem provocar dermatite e são todos esses motivos que estão fazendo com que cada vez mais pessoas busquem por alternativas naturais, que são bem menos nocivas.

E, afinal, quais são os benefícios do desodorante natural para axilas?

O desodorante natural é livre de agentes químicos

Como já mencionamos acima, as alternativas naturais não levam nenhum agente químico em sua composição. Todo desodorante natural é livre de substâncias maléficas como sais de alumínio, triclosan e parabenos, por exemplo. Geralmente, são feitos com óleos essenciais, extratos botânicos e óleos vegetais, que são ingredientes naturais.

Fórmulas naturais não machucam a pele

Justamente por serem livres de química, os desodorantes naturais apresentam menos chances de causar irritações na pele. No entanto, é importante sempre estar atenta aos componentes para checar se não há nada alérgico para você.

Os desodorantes naturais não são testados em animais

Felizmente, a maioria das empresas já estão abdicando dos testes em animais e, no caso dos desodorantes naturais, essa prática é totalmente dispensável. Além disso, a maioria dos desodorantes naturais são produtos veganos, ou seja, não possuem nenhum ingrediente de origem animal.

Também são melhores para o meio ambiente

Outra vantagem da ausência de agentes químicos é que os resíduos eliminados durante o banho não oferecem nenhum risco ao meio ambiente, evitando a poluição da água e do solo.

Você pode fazer um desodorante natural em casa

Além das opções disponíveis no mercado por grandes e pequenas marcas, você também tem a opção de fazer o seu próprio desodorante natural usando óleos, alecrim ou frutas, por exemplo.

Desodorante natural: conheça os benefícios deste produto
4.7 (94.29%) 7 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *