Tayla Pinotti

Dia da Nutricionista: porque essa profissional não é nada dispensável

Coração formado com frutas, legumes e verduras

No dia 31 de agosto é comemorado o dia da nutricionista. A data foi estabelecida neste mesmo dia, em 1949, ano em que a Associação Brasileira de Nutricionistas foi fundada no Rio de Janeiro.

Criada com o intuito de melhorar os estudos acerca da qualidade da alimentação e também de todo campo na nutrição, a data “comemorativa” continua sendo fundamental nos dias atuais, pois ela serve para reforçar a importância desses profissionais.

Isso porque em uma época na qual o consumo de alimentos industrializados não para de aumentar, o papel do nutricionista tem se mostrado cada vez mais importante para a sociedade.

Diferente do que muitas pessoas possam acreditar, o nutricionista não é um profissional que prescreve dietas para pessoas emagrecerem. Existem diversas funções que eles podem desempenhar.

Na área de saúde pública, inclusive, o profissional da nutrição é responsável por avaliar fatores da cultura de uma região, além de suas interferências político-sociais, sempre com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos habitantes por meio da alimentação.

Além disso, o nutricionista pode atuar como fiscal sanitário, gestor de programas do governo voltados para a alimentação e como conselheiro de saúde.

Ele também pode atuar na indústria de alimentos, com gastronomia, com marketing, na área de docência, com nutrição esportiva ou clínica, que é a mais conhecida popularmente.

A diversidade de ramos que um nutricionista pode atuar mostra o quanto essa profissão é importante, principalmente porque comer também é um ato político.

A forma como você escolhe os alimentos que irá comer no dia a dia, onde e como vai comê-los influencia muito na sociedade como um todo.

Em uma época com diversas comidas “exageradas” no tamanho e também muito exagero de comidas (como rodízios, por exemplo), é muito importante estar atento ao que consumimos.

É por isso que o papel do nutricionista é muito importante em todos os ambientes, pois eles podem ajudar nas escolhas do dia a dia, pensando na melhor forma de evitar desperdícios, ao mesmo tempo que preza por uma vida saudável.

O objetivo de um nutricionista é melhorar a qualidade de vida e a saúde das pessoas por meio de uma boa alimentação.

Muitas pessoas crescem se alimentando de forma nada saudável e chega à vida adulta sem comer frutas e verduras, cereais e fibras, dando preferência para alimentos prontos e industrializados.

Um nutricionista pode orientar sobre a melhor forma de montar um “cardápio” que auxilie no funcionamento perfeito do corpo de acordo com as necessidades e hábitos de cada pessoa.

Isso porque a mesma dieta e não vale para todas as pessoas. A alimentação de um adolescente que só vai para a escola e joga videogame é diferente da de um atleta, por exemplo.

O nutricionista traz equilíbrio e saúde para a vida das pessoas e é por isso que comemorar o dia 31 de agosto é muito importante. Se você conhece um nutricionista, aproveite para mandar uma mensagem o parabenizando por este dia!

Celebrar esta data é fundamental para reconhecer o valor desse profissional. Feliz dia da nutricionista!

Dia da Nutricionista: porque essa profissional não é nada dispensável
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *