Tayla Pinotti

Descubra como dormir melhor com 6 hábitos simples

Como dormir melhor

Dias cansativos pedem boas noites de sono, afinal, dormir bem é fundamental para ter disposição e reverter todo cansaço enfrentado.

No entanto, cada vez mais pessoas estão procurando saber como dormir melhor, já que 30% da população sofre de algum distúrbio do sono, como incapacidade crônica de adormecer ou insônia.

Em alguns casos, porém, algumas atitudes simples podem fazer a diferença e garantir uma boa noite de sono. Veja abaixo como relaxar a mente e dormir melhor à noite seguindo apenas alguns passos.

Fique longe do celular

Que atire a primeira pedra a pessoa que não fica mexendo nas redes sociais antes de dormir. Cada vez mais tem sido difícil largar os celulares até para ir ao banheiro e isso não é diferente ao se deitar.

No entanto, por mais inofensivo que isso possa parecer, mexer no celular antes de dormir pode aumentar seu grau de excitação e o estímulo causado por essa atividade pode tirar o sono.

O ideal é ficar longe do celular pelo menos 30 minutos do horário que você está habituado(a) a dormir, pois esse é o tempo necessário para deixar o corpo relaxado.

Evite também a televisão

Assim como o celular, a TV também pode prejudicar seu sono, já que a estimulação das telas podem interferir na vontade de dormir.

Por isso, se você é do tipo de pessoa que adora dormir com a televisão ligada em um volume bem baixinho, tente rever esse hábito pelo bem do seu sono.

Evite especialmente programas, séries ou filmes de terror, pois eles podem deixar você ligado(a) em excesso.

Crie um ambiente com iluminação adequada para o sono

A melatonina, um dos principais hormônios ligado ao sono, é melhor produzida no escuro. Isso porque quando há algum tipo de luz dentro do quarto, o organismo entende que é dia, e faz com que o cérebro pare de produzir esse hormônio.

Por isso, o ideal é deixar o quarto escuro e silencioso para garantir uma noite de sono tranquila. Se você não gosta de dormir no breu, tente optar por abajures ou por alguma luz mais fraca.

Tome um banho relaxante

Além de ser um ótimo ritual para se sentir mais limpo e livre das impurezas que o corpo absorveu ao longo do dia, tomar um banho quentinho é uma ótima alternativa para pegar no sono, já que a água morna relaxa os músculos.

De acordo com pesquisadores japoneses, o ideal é tomar um banho relaxante entre 20 a 90 minutos antes de se deitar para dormir, pois, dessa forma, seu corpo ficará mais relaxado para dormir.

Beba chás com propriedades calmantes

Entre os diversos benefícios do chá está o fato de eles serem ótimos “calmantes” naturais. O chá de camomila, por exemplo, é rico em antioxidantes flavonoides como a apigenina, responsável por criar um efeito sedativo e calmante, a planta auxilia na regulagem do sono.

Além de ser uma alternativa segura, com menos efeitos colaterais do que os remédios, optar por chás também pode ser um ritual gostosinho para se ter antes de uma boa noite de sono.

Evite bebidas alcoólicas e café


Enquanto os chás funcionam como “calmantes”, o café e as bebidas alcoólicas fazem exatamente o oposto. A cafeína funciona como um estimulante e seus efeitos podem durar até seis horas, o que faz com que a bebida seja indicada apenas para o período da manhã ou da tarde.

Já o consumo de álcool pode interromper o REM, que é a parte do sono na qual ocorrem os sonhos mais vívidos. Refrigerantes, chá mate e chá preto também são bebidas que podem prejudicar seu sono, então prefira ficar longe delas.

Agora que você já sabe como dormir melhor, confira também algumas técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar as tensões da rotina.

Descubra como dormir melhor com 6 hábitos simples
5 (100%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *