Tayla Pinotti

Dicas para otimizar seu espaço e montar um escritório em casa

escritório em casa para home office

Apesar da popularização da modalidade home office, poder trabalhar de casa ainda é um privilégio de poucos. Ter um cantinho de trabalho no próprio lar pode ser – e é – bastante cômodo, mas, para isso, é preciso ter cuidado com os improvisos na hora de montar um escritório em casa.

Por isso, por mais tentador que pareça ser trabalhar da sua cama ou do seu sofá, fuja agora dessa cilada! Se você é um profissional autônomo ou se trabalha remotamente, confira abaixo dicas simples que vão te ajudar a otimizar seu espaço e a deixá-lo muito mais agradável e produtivo.

Defina um espaço fixo para o seu home office

O primeiro passo é definir um espaço que seja funcional e agradável ao mesmo tempo e que, principalmente, não interfira na sua produtividade. O ideal é dar preferência para algum lugar da sua casa que costuma ser pouco aproveitado, como a parte de baixo de uma escada, por exemplo. Além disso, evite espaços que remetam aos momentos de lazer ou descanso.

Aproveite a iluminação natural, mas invista na artificial

Quanto mais iluminado e arejado for o seu novo ambiente de trabalho, melhor para você e para a sua produtividade. Se possível, monte o escritório home office próximo à alguma janela para garantir mais tempo de iluminação natural, mas não se esqueça de investir também em uma boa iluminação artificial. Aproveite que as luminárias estão em alta e deixe seu home office moderno.

Escolha móveis para home office adequados

A escolha dos móveis para home office também é fundamental para garantir conforto e produtividade – pense que, assim como em um escritório, você precisará passar longas horas sentados ali. Inclua armários e gaveteiros para arquivar documentos, não use uma mesa muito grande e, caso queira, invista em móveis funcionais. Não se esqueça também que as cadeiras devem ter encosto e apoio para os braços, regulagem de altura e de inclinação.

Caso não tenha espaço “sobrando”, invista em uma escrivaninha retrátil

Se você não tem uma casa espaçosa e trabalhar com o notebook no colo parece ser a única solução, saiba que não é! Você pode usar um pedaço de madeira para fazer uma escrivaninha embutida ou uma escrivaninha retrátil que você pode “guardar” na parede depois de usar – é prático, econômico e ainda otimiza o espaço da sua casa, perfeito para quem busca uma opção de home office pequeno.

Não esqueça da parte elétrica

Nem só por um computador ou notebook é feito o home office. Você provavelmente também vai querer uma tomada para carregar seu celular, um espaço para uma impressora e até mesmo um para conectar seu telefone. Por isso, quando for escolher seu novo local de trabalho, fique atento(a) à parte elétrica e certifique-se de que ela atende às suas necessidades ou faça ajustes, caso necessário.

Dê o seu toque de personalidade

Por fim, não deixe de dar o seu toque de personalidade ao montar seu escritório em casa. Aproveite que, lá, você não vai precisar seguir os moldes de uma “firma” tradicional e vá montando o espaço do seu jeito, fazendo de tudo para que ele seja funcional e agradável ao mesmo tempo. Se quiser, inclua porta-retratos, plantinhas de apartamento e outros artigos de decoração que ajudem a dar um toque de vida ao seu home office!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *