Talitha Benjamin

Dicas para driblar a procrastinação

Procrastinação

Já ouviu falar no ditado “não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer hoje”? Pois é, ele pode ser bem popular, mas colocá-lo em prática é bem difícil para a maioria das pessoas. A procrastinação é um termo simples de definir: trata-se de deixar para fazer depois o que você pode (ou deveria) fazer agora. Procrastinar um hábito muito comum, mas que quando praticado em excesso, pode causar um caos na sua vida e até mesmo prejudicar os seus projetos.

Adiar o início projetos desafiadores geralmente acontece porque estamos sobrecarregados ou quando achamos que uma tarefa parece ser complicada demais. Esse hábito pode ser muito prejudicial, pois quando você deixa para fazer as coisas em cima da hora, acaba comprometendo a qualidade do resultado final, o que pode dar a impressão de irresponsabilidade e negligência.

Pode ser difícil livrar-se da procrastinação, mas considere os benefícios de rever seus hábitos: parar de adiar as tarefas para depois pode te trazer mais tempo para terminar outras e consequentemente, mais tempo para descansar, além de te dar mais tempo para revisar as atividades, fazê-las com mais calma e evitar o estresse de ter que lidar com prazos e cobranças. Confira a seguir 5 dicas para deixar de procrastinar:

Observe atentamente e descubra um padrão

Preste atenção no que te distrai, e no que costuma te impedir de realizar suas tarefas. Você passa muito tempo no celular? Não consegue começar a fazer o que precisa pois não sabe por onde começar?

Observe atentamente para descobrir o que é que costuma te impedir de fazer o que precisa ser feito. Dessa forma, você saberá como criar mecanismos para evitá-los.

Crie uma lista de coisas para fazer – e priorize o descanso

Se você costuma ter aquela sensação de “não sei nem por onde começar”, anotar todas as coisas que você precisa fazer ajuda – e muito. Botar tudo no papel ajuda a dimensionar a complexidade das tarefas e te dar uma ideia de quanto tempo exatamente você precisará para realizá-las.

Se preferir, crie um cronograma para te ajudar a manter o foco, e insira também pausas para descansar, comer, sair e etc. Fazendo isso, você finaliza suas atividades com mais leveza, organização e o mais importante: sem se estressar a toa e negligenciar o seu autocuidado.

Planeje – e faça – uma coisa de cada vez

Uma das mentalidades que nos faz adiar as tarefas é pensar em todas elas de uma vez. Você com certeza já se desesperou por causa do pensamento “tenho um monte de coisas para fazer”, não é mesmo?

Pensar dessa forma é prejudicial pois te faz enxergar os compromissos como muito mais difíceis, complicados e demorados do que realmente são. Planeje uma tarefa e finalize-a antes de pensar na próxima. Dessa forma, você mantém sua rotina organizada sem acumular nada para se estressar depois.

Trabalhe na sua concentração e otimize seu tempo

A melhor amiga da procrastinação, ao contrário do que parece, não é a preguiça, e sim a distração. Elimine tudo o que costuma tirar o seu foco: você passa muito tempo no celular? Trabalha em um ambiente muito barulhento? Costuma se esquecer com facilidade? Identifique os seus hábitos que facilitam a procrastinação e aja para abandoná-los.

Diminua também o tempo do celular (existem apps que medem o seu tempo de redes sociais, por exemplo). Procure um lugar mais calmo para trabalhar que ofereça menos distrações. Invista em lembretes e agendas – físicas ou digitais. Quanto mais você facilita a realização de tarefas, menos tempo você leva para fazê-las.

Se recompense. Você merece!

Permita-se ter um descanso ao final de cada tarefa realizada, ou até mesmo um mimo para te motivar a continuar focado. Por exemplo: se você precisa estudar muito, pode estabelecer horários de foco sem distrações, e uma recompensa ao final desse período.

Isso é importante para se manter motivado, já que você saberá que ao final daquele período de concentração intensa, poderá relaxar um pouco e descansar a mente. Com muita disciplina, você dribla a procrastinação e dá conta de todas as suas tarefas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *