Thauany Lima

Como o envelhecimento saudável pode trazer independência na terceira idade

Envelhecimento saudável
O sonho de toda pessoa é envelhecer com saúde, felicidade e independência, afinal, ninguém quer chegar na terceira idade dependendo de outras pessoas, certo?
O Congresso Internacional de Osteoporose e Doença Osteometabólicas traçou uma meta, junto com a Organização Mundial da Saúde (OMS), onde estima-se diminuir o número de idosos dependentes de terceiros em 15 milhões até 2025.
Esse número pode ser alcançado, de acordo com eles, seguindo cinco passos fundamentais, os quais vão trazer bem-estar do indivíduo que estiver alcançando ou vivendo na “melhor idade”. Saiba quais são as dicas:

1. Exercícios físicos com orientação profissional

Muitos idosos já são adeptos dos exercícios físicos, no entanto, quando se é questionado o acompanhamento médico para os treinos, a grande maioria assume não receber orientações.
Ter um profissional para guiar nos tipos de atividades é superimportante, seja para jovens, adultos ou idosos. Isso evita possíveis lesões, sobrecarga e também garante que a atividade proposta seja prazerosa e personificada.
Além dos exercícios para deixar os músculos e ossos fortes nessa fase da vida, a alimentação equilibrada é indispensável para um envelhecimento saudável. Comer alimentos que contenham cálcio, vitamina D e proteínas são as indicações dos médicos, uma vez que eles fortalecem os ossos e a musculatura.

2. Cuide da audição e visão

A audição e a visão podem prejudicar, e muito, nas tarefas do dia a dia, tirando grande parte da independência do idoso. Por esses motivos, realizar exames específicos periodicamente podem evitar esses malefícios.
Manter o nível de glicose controlada no caso da diabetes retinopatia – responsável por causar danos aos vasos sanguíneos no tecido da parte de trás dos olhos – e evitar infecções como a toxoplasmose – que pode acarretar em complicações como a cegueira e redução auditiva-, são regras que precisam ser colocadas sempre em prioridade na vida dos indivíduos.
Se as doenças afetarem as regiões em algum momento da vida, os aparelhos auditivos e óculos de grau podem ajudar.

3. Dê atenção à incontinência urinária

A continência urinária é um problema que afeta a grande maioria dos idosos, isso acontece por inúmeros motivos, entre eles o enfraquecimento dos músculos da bexiga e o esgotamento das regiões pélvicas.
Estudiosos afirmam que essa dificuldade faz com que o indivíduo se isole em casa ou que tente se deslocar rapidamente ao banheiro, podendo gerar depressão ou lesões durante a pressa por mictar.
Esse mal não é uma condição normal na velhice, pelo contrário, deve ser evitada e tem tratamento.

4. Evite quedas

Muitas das quedas entre os idosos são provocadas pela osteoporose – perda da massa óssea -, mais comum entre as mulheres. O tratamento da doença em fase inicial é basicamente consumir cálcio e vitamina D, seja através de alimentos ou suplementos.
Falta de atenção e pressa para ir ao banheiro são outros grandes motivos para as quedas acontecem durante a terceira idade.
Cair nessa fase pode causar graves fraturas no quadril e fêmur, regiões difíceis de recuperação e que exige total dependência de terceiros.

5. Previna a “demência” e estimule o bem-estar psicológico

Muitas pessoas acreditam que a demência, melancolia e perda de memória na velhice é algo natural, mas acredite, não é!
A demência pode estar relacionada a doenças, como: alzheimer, tumores cerebrais, doença de parkinson, traumatismos cranianos, entre outras.
Quando não existem motivos para o desenvolvimento do malefício, esse déficit cognitivo não é algo normal de se desenvolver.
Procurar ajuda profissional durante o período é fundamental para o idoso não precisar depender psicologicamente e fisicamente de alguém.
Cuidar do bem-estar e se atentar com esses cinco detalhes na saúde do indivíduo, é fundamental para ele gozar de um envelhecimento saudável e individual.

Como o envelhecimento saudável pode trazer independência na terceira idade
5 (100%) 3 votes

1 comentário neste post

  1. Sandra Fatima disse:

    Nossa muito interresante concerteza esse tipo de conteúdo irá me ajuda muito !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *