Como aproveitar o isolamento social para aflorar o autoconhecimento

Dicas para usar o isolamento social ao seu benefício

O isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus já gerou diversas mudanças no cotidiano de todos. Agora, com a determinação para não sair de casa, muitas pessoas que já viviam em um lar sem nenhuma companhia estão passando dias sem ouvir a voz de ninguém – e muitas vezes, nem a sua própria.

No entanto, o que parece solidão pode se tornar em uma boa oportunidade para aflorar o autoconhecimento. Com pouco tempo para refletir no dia a dia, a maioria das pessoas não olham para si mesmas e não se questionam sobre seus gostos, suas atitudes e tudo aquilo que move suas próprias vidas.

Mas, afinal, por que essa autoanálise é tão importante? Conhecer a si mesmo vai muito além de entender qual é o seu prato preferido ou qual profissão você quer seguir para sempre. Olhar para dentro permite uma melhor compreensão do “eu” como um todo e, consequentemente, desenvolver aquilo que há de melhor em você.

Por isso, se você está se sentindo sozinho(a) demais durante essa quarentena, veja dicas que vão te ajudar a ressignificar a solidão e transformá-la em autoconhecimento.

Tire um tempo para olhar para si

Com tanto tempo “sobrando”, encontrar passatempos têm sido parte da rotina da maioria dos brasileiros. Então que tal aproveitar alguns minutinhos do seu dia para refletir sobre você mesmo(a)? Puxe uma cadeira e assuma um compromisso: não pensar em mais nada, a não ser em você.

Você pode tanto seguir “roteiros” com perguntas prontas – como “o que me faz feliz?”, “como eu ajo diante de tais situações?”, “quais são meus pontos fortes e fracos” – ou então pode pensar em questões mais pertinentes para o momento atual que está vivendo. Como anda o seu emprego? Seu relacionamento te faz feliz? Qual é o seu objetivo a curto prazo?

Lembre-se que a ideia não é apenas pensar em respostas curtas, mas sim fazer uma autorreflexão profunda que te façam chegar a alguma conclusão e que, claro, te ajudem a ser uma pessoa ainda melhor.

Fuja do óbvio e tente coisas novas

Por causa da rotina corrida, é normal não ter tempo para experimentar coisas novas e a tendência é que você passe a vida toda fazendo apenas aquilo que você sabe e gosta de fazer – ou fazendo aquilo que você acha que gosta e sabe fazer.

Mas você já parou para pensar em quantos talentos e gostos você pode descobrir durante esse isolamento social? Sem as opções de restaurante para ir durante o horário de almoço, muitas pessoas estão se descobrindo ótimas chefes de cozinha, por exemplo.

Além de treinar possíveis habilidades, você também pode experimentar coisas novas mais “bobinhas” como aplicar uma nova cor de batom nos lábios (aquela que você jurava que não combinava com você) ou apostar uma nova finalização de cabelo que você sempre quis testar, mas nunca teve tempo e coragem. Você pode se surpreender com os resultados!

Aproveite e invista em técnicas de meditação. Além de ajudarem a manter a paz de espiríto – missão difícil durante o isolamento, elas também promovem o aperfeiçoamento da função imunológica a redução da possibilidade de depressão, ajudando no bem-estar psicológico. Clique e saiba mais sobre os benefícios da meditação.

Leia também