Dieta Dukan: fases e cardápio para a dieta

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Emagrecer é um dos desejos principais de muita gente. Mas, deixar de comer ou evitar alguns dos alimentos nem sempre é fácil e a dieta acaba nunca sendo finalizada com sucesso. Por isso, a dieta Dukan é uma das queridinhas da mulherada e, inclusive, também é a preferida de celebridades como a princesa Kate Middleton e das atrizes Penélope Cruz e Jennifer Lopez.
A dieta Dukan leva o nome do seu criador, o Dr. Pierre Dukan, especialista em nutrição e reeducação alimentar. O médico francês explica o método em seu livro “não consigo emagrecer”, de própria autoria.

Dieta Dukan: a mais escolhida

A dieta Dukan é uma das mais escolhidas quando se deseja perder peso rapidamente. Dividida em 4 etapas, essas fases não restringem totalmente a ingestão de alimentos. Quer saber como funciona cada uma delas? Veja abaixo!

1° Etapa da dieta Dukan – ataque

A primeira fase dura aproximadamente 7 dias. Quem segue à risca consegue emagrecer cerca de 1 a 3 quilos durante a primeira semana. Com o objetivo de preparar o organismo para essa dieta, a primeira fase, consiste no consumo de alimentos ricos em proteínas magras, tais como: peixe, carne vermelha e aves. Por isso, é também conhecida como dieta da proteína. Mas, atenção: por ser uma etapa restritiva, é proibido o consumo de doces e carboidratos.

2° Etapa da dieta Dukan – cruzeiro

A fase “cruzeiro”, ou conhecida como “fase PL” (Proteínas + Legumes) é marcada por dias alternados e pelo consumo de verduras e legumes. No primeiro dia da fase deve-se comer os alimentos indicados na etapa cruzeiro e, no dia seguinte, os alimentos da etapa ataque. A regra é manter essa alternância no cardápio até conseguir a perda de peso que deseja, podendo perder mais de 1kg por semana, de acordo com os alimentos e dedicação da dieta.
* Vale lembrar que os legumes podem ser consumidos crus ou cozidos e ingeridos na quantidade que desejar.

3° Etapa da dieta Dukan – Consolidação

Após conseguir o peso desejado, a etapa consolidação inicia. Ela é indicada para manter em dia o corpo, e o peso que já foi perdido. Para saber o tempo determinado para a duração da etapa de consolidação, basta fazer um cálculo bem simples.
Você deve pegar o seu peso perdido e multiplicar por 10. Por exemplo, se você emagreceu 12 quilos deve multiplicar o número por 10 que dá um total de 120, o que quer dizer que essa etapa irá durar 120 dias.
Durante essa fase não é necessário a mudança total do cardápio, é preciso apenas comer muitas proteínas, vegetais e frutas, e também carboidratos de maneira cautelosa e saudável, como o pão integral.

4° Etapa da dieta Dukan – Estabilização

Para concluir essa etapa você pode comer de tudo, porém, uma vez por semana é preciso dedicar-se ao cardápio da etapa ataque. Essa fase pode ser mantida para o resto da vida.
Mas, além disso, para manter a saúde e o peso que já foi perdido em dia, deve-se criar uma rotina regrada com exercícios físicos, beber ao menos 1,5 litro de água e fazer uso de alimentos com integrais e aveias.

Para quem é indicada a dieta Dukan?

A dieta é indicada principalmente para quem deseja perder peso a curto prazo, que desejam melhorar a vida através de uma reeducação alimentar, assim como, manter a saúde em dia. Porém, só deve ser feita por pessoas que querem emagrecer muitos quilos e ao mesmo tempo comer bem, porém, com fases restritas ao longo do processo.

Vantagens para a dieta dukan

– Por ser uma dieta restritiva, a dieta Dukan proporciona uma perda de peso de forma mais rápida;
– Apesar da perda de peso, essa dieta é essencial para quem não quer perder massa muscular;
– A quantidade e variação de alimentos para a realização dessa dieta é grande. O que acaba motivando muita gente;
– Mesmo sendo restritiva, a pessoa que faz esse tipo de dieta não passa fome.

Desvantagens

– Apesar de ser uma dieta de perda rápida, mesmo fazendo uso de proteínas, é aconselhado a busca por um profissional;
– Quanto ao consumo das proteínas, atenção, pois só devem ser consumidas proteínas magras. As gorduras ingeridas em grandes quantidades podem aumentar o colesterol e até mesmo prejudicar a saúde dos rins.

Como devo perder peso?

Se o seu desejo é a perda de peso e manter a sua vida saudável, é preciso, antes mesmo de começar qualquer dieta, procurar um nutricionista. É esse profissional que irá te apresentar qual a dieta mais adequada para você, e quais os cardápios adequados a serem seguidos, para que, só assim, inicie o processo.

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