Luiza Olinda

Dieta sem carboidrato: saiba como levar uma vida low carb

Quem quer perder quilinhos está sempre buscando uma dieta que não seja sacrificante e ainda apresente bons resultados, certo? E se você pudesse fazer uma dieta que te ajuda a perder medidas e permite bacon, queijo e carnes gordurosas? Seria um sonho? Então você precisa conhecer a dieta sem carboidrato.

Também conhecida como low carb (baixos carboidratos, em inglês) essa dieta se baseia em cortar ou reduzir bastante os alimentos que tem carboidratos, dando preferência às proteínas e gorduras em todas as refeições. Para começar a entender melhor como tudo isso funciona, vamos conhecer melhor o que são os carboidratos:

Os carboidratos são tipos de nutrientes formados por hidrogênio, oxigênio e principalmente por carbono. Sua  função é transformar-se em açúcar dentro do nosso organismo, gerando energia para o corpo. Contudo, muitas vezes,  ingerimos mais carboidratos do que precisamos e essa “sobra” acaba contribuindo para o ganho de peso.

A ideia é cortar alimentos ricos nesse nutriente, como: pães, massas, bolos, doces, tubérculos (batata ou mandioca), bolachas e arroz. A lógica é que ao nível de carboidratos baixarem, nosso corpo entre em um processo chamado cetose. A cetose acontece quando não há açúcares suficientes para gerar energia e o corpo começar a queimar gordura, que é exatamente o que queremos!

Antes que você se desespere por ter que abrir mão de pizzas e hambúrgueres é importante saber que você continuará consumindo ovos, carnes, bacon, queijos e outros alimentos igualmente gostosos. Em outras palavras, mesmo que essa dieta seja restritiva, exija foco e comprometimento, é possível sim ter uma alimentação saudável e deliciosa evitando os carbos. Vamos dar dicas para você adotar e manter a dieta low carb:

Como montar uma dieta sem carboidrato

Monte um cardápio

Uma das principais dicas para se manter firme na dieta é fazer um bom planejamento das refeições. Estar com fome e não ter ideia do que pode comer não é legal e pode acabar te levando a comer alimentos com carboidrato, por achar que você não tem opção.

O ideal é planejar as refeições que fará durante a semana para que, na hora de cozinhar, você esteja mais segura sobre o que vai comer. Para começar, abasteça a geladeira com alimentos ricos em proteínas e gorduras e depois, com calma, pense em combinações possíveis.

Aqui a ideia é ser criativa e pensar naquilo que você gosta de comer (e que esteja dentro dos parâmetros da dieta). Gostando da comida e se sentindo saciada, mesmo sem comer carboidratos, vai ficar muito mais fácil leva-la adiante.
Para te ajudar com os primeiros passos, temos algumas sugestões de comidas low carb para cada refeição:

Café da manhã sem carboidrato: omelete com legumes, iogurte desnatado, ovos mexidos com queijo e bacon, vitamina de abacate ou café.

Almoço sem carboidrato: peito de frango grelhado com legumes, bife e salada verde, peixe refogado com legumes, beterraba e cenouras raladas com carne cozida ou frango recheado com espinafre.

Lanche da tarde sem carboidrato: frutas vermelhas como maçã e morango, iogurte integral, castanhas ou nozes.

Jantar sem carboidrato: abobrinha ou pimentão recheado de carne moída, mix de folhas com atum ralado ou couve refogada com linguiça.

Ceia sem carboidrato: chá verde, leite integral ou queijo branco.

Seja criativo e crie receitas

Com um pouco de criatividade é possível reinventar receitas e se manter na dieta comendo coisas que você gosta.
Por exemplo, se você não consegue ficar sem um hambúrguer no fim de semana, não tem problema. Tudo o que você precisa fazer é descartar as batatas fritas e o pão. O que sobra é a carne, queijo e salada, tudo que está dentro da dieta sem carboidrato!

O mesmo vale para pizza, para pastel e até para pão! Pesquise bastante, seja criativo e você vai conseguir se alimentar bem, fazer refeições gostosas e se manter dentro da dieta!

Muito cuidado com as frutas

Na maioria das dietas sem carboidrato, as frutas são itens liberados para saciar a fome, mas no caso do low carb não é bem assim. Infelizmente, algumas frutas têm altos índices de carboidratos, o que faz com que elas não se encaixem nessa dieta.

Alguns exemplos de frutas que tem pouco ou nenhum carboidrato são às maçãs, abacate, morango, toranja, damasco, pera e mirtilo. No caso dos sucos, o ideal é optar pelos naturais. Muitos sucos industrializados têm carboidratos na sua composição, mesmo que a base seja uma das frutas liberadas para consumo.

O que achou dessa nova dieta? Aproveite a deixa e confira dez dicas de como ter uma vida saudável.

5 comentários neste post

  1. Vera Silva disse:

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  2. Tenho feito Dieta a meses e gostaria de saber qual a maneira correta para emagrecer nao consigo ter melhoras o que vc me indica?

  3. Vera Silva disse:

    Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  4. Janaína disse:

    Ótimas dicas, me ajudou bastante, muito obrigada. Estou há meses tentando adaptar minha rotina para ser mais saudável e adepta ao estilo lowcarb.

    1. Caio Costa disse:

      Já anotou todas, miga?! Agora é só arrasar nas receitinhas. #VidaFitness ❤️

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