Tayla Pinotti

Emagrecer e perder peso são coisas diferentes! Entenda

A diferença entre emagrecer e perde peso

Você está firme na dieta, pratica exercícios quase que diariamente e segue com o “foco” que o pessoal fitness tanto fala, mas, quando sobe na balança, nada parece ter mudado? Calma, porque você não precisa desanimar! Na verdade, antes de traçar um objetivo por conta própria, você precisa entender que emagrecer e perder peso são coisas diferentes.

Em primeiro lugar, vale lembrar que o corpo humano é composto por basicamente três tipos de tecido: massa de gordura, massa livre de gordura (que engloba massa muscular, massa óssea, ligamentos e cartilagens), e fluidos extra e intracelulares. Por apresentar densidade maior do que a massa de gordura, a massa muscular ocupa menos espaço no corpo.

Justamente por esse motivo, acompanhar as mudanças no seu corpo apenas pelo número indicado na balança não é a melhor opção para avaliar sua evolução. Para entender melhor os impactos que cada atitude gera na sua composição corporal, veja abaixo qual é a diferença entre emagrecer e perder peso.

O que é perder peso

A perda de peso está diretamente ligada à diminuição de massa corporal, o que significa que o peso do seu corpo pode diminuir tanto após uma perda de gordura, quanto após uma perda de massa muscular. Dessa forma, é possível perder apenas massa magra e manter a quantidade de gordura, mas também é possível perder peso e emagrecer ao mesmo tempo.

Apesar de parecer óbvio, vale ressaltar que a perda de peso nada mais é do que uma diminuição no número visto na balança. Esse processo costuma ser indicado para atletas que precisam atingir um determinado peso determinado para lutar em categorias específicas.

O que é emagrecer

Já o processo de emagrecimento está relacionado à perda de gordura corporal, o que quer dizer que emagrecer significa diminuir um percentual de gordura do corpo, mesmo que não haja nenhuma mudança nos ponteiros da balança. Isso porque o emagrecimento é, na verdade, uma mudança da composição corporal.

Ao emagrecer, o corpo pode manter ou aumentar a quantidade de massa magra, mas a quantidade de gordura corporal diminui. O emagrecimento costuma ser o objetivo de pessoas que buscam uma melhoria na saúde ou apenas uma mudança estética, já que o processo resulta na perda de medidas.

Lembre-se: para emagrecer com saúde, é fundamental buscar a ajuda de um profissional nutricionista ou endocrinologista. E agora que você já sabe a diferença entre emagrecer e perder peso, entenda também o perigo de seguir as dietas prontas da internet e do Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *