Tayla Pinotti

4 coisas que você precisa parar de pensar quando se olha no espelho

Dismorfia

Olhar-se no espelho é um hábito bastante comum. Escovamos os dentes em frente a um espelho, passamos maquiagem, lavamos o rosto, conferimos se está tudo certo com o look na hora de sair, fora aquelas olhadinhas aleatórias durante o dia ou toda vez em que vamos ao banheiro.

No entanto, apesar de estarmos bastante acostumados a ver nossa imagem refletida no dia-a-dia, o simples hábito de se olhar no espelho pode ser um gatilho para muitas pessoas se sentirem mal consigo mesmas.

Isso porque estar diante da própria imagem é um prato cheio para o apontamento de defeitos e, em alguns casos, essa questão é tão séria que se transforma em um transtorno mental chamado dismorfia.

A dismorfia é caracterizada por uma insatisfação com a imagem do corpo que acontece de forma exagerada, podendo afetar não apenas a autoestima, mas também a saúde da pessoa.

Os sintomas desse transtorno são preocupações excessivas com o corpo, olhadas frequentes no espelho, além de dificuldades emocionais.

É por isso que “estar de bem” com o espelho é muito importante e o primeiro passo para isso é parar com alguns pensamentos negativos e autodepreciativos.

Confira abaixo uma lista de coisinhas básicas que você precisa parar de pensar quando se olha no espelho.

“Assim ninguém nunca vai me querer”

Vamos lá, antes de mais nada, é importante lembrar que você não precisa que alguém te queira para ser feliz. Não deixe que sua autoestima dependa de outras pessoas e nem viva a vida com o objetivo de encontrar alguém que te faça feliz, porque só quem pode te deixar feliz é você mesmo (a)!

“Preciso emagrecer urgentemente”

Será que precisa mesmo? Não importa se você é gorda ou magra, perder peso é uma questão de saúde e não de estética. Você pode estar acima do peso e ser uma pessoa saudável e também pode ser super magra e não estar com a saúde boa. Por isso, antes de dizer que precisa emagrecer, procure um médico para saber como vai a sua saúde.

“Queria que meu corpo fosse igual ao da ‘fulana’”

Você precisa parar urgentemente com as comparações! É claro que você pode se inspirar em pessoas que admira, mas ficar se comparando não é uma prática saudável. Além disso, cada pessoa tem um corpo e uma rotina diferente, então não faz sentido ficar se comparando àquela “blogueira fitness” do seu Instagram, por exemplo. Seja feliz com o seu corpo, afinal, ele é único!

“Eu sou muito feio (a)”

É verdade que a maioria das pessoas tem algum defeitinho para apontar quando se olha no espelho, mas se achar feio por inteiro não é saudável. Você com certeza é lindo (a) do seu jeito e, além disso, o conceito de beleza é relativo e o que é bonito para uma pessoa, pode não ser belo para outra.

Uma dica que pode te ajudar a enxergar a beleza em você é: faça um exercício simples de se olhar no espelho e não saia enquanto não encontrar pelo menos 5 coisas que você gosta na sua aparência.

Olhe com carinho para você mesmo (a) e você vai perceber que mesmo não estando satisfeito (a) com tudo que está ali na sua frente, também existem diversas coisas bacanas e que são nessas coisas que você deve focar. Desvie o olhar dos defeitos e valorize o que você tem de positivo. Assim, você poderá ser mais feliz!

4 coisas que você precisa parar de pensar quando se olha no espelho
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *