Thauany Lima

Ditadura do cabelo perfeito: como assumir o cabelo e aceitar as particularidades

Ditadura do cabelo

Sabemos que a transição capilar é um momento muito delicado na vida de qualquer pessoa, porém, quando se passa desse período a ditadura do cabelo perfeito continua atormentando as cacheadas e crespas.

Nenhum cabelo é igual ao outro, cada um tem suas características e necessidades. Por conta disso, muitas pessoas se decepcionam quando terminam a transição capilar, já que a idealização do cabelo com cachos perfeitos não se realiza.

Com a intenção de se libertar de estereótipos de beleza que são criados em cima dos cabelos, principalmente dos naturais, separamos as principais dicas para você desapegar da ditadura do cabelo perfeito. Confira!

Não idealize um tipo de cabelo durante a transição capilar

Como foi dito anteriormente, os cabelos são diferentes e possuem estruturas totalmente opostas umas às outras. Por conta disso, após o fim de cada transição capilar é muito comum que ele não fique da forma que sonhou.

Para não existir frustrações é importante não criar expectativas durante o processo de aceitação capilar, afinal de contas, seu cabelo é incrível da maneira que é, por isso você está assumindo, não mesmo?

Ame cada evolução do seu cabelo natural

Mais importante do que ignorar os estereótipos de beleza impostos ao seu cabelo natural, é amá-lo sem fazer comparações.

Seu cabelo é único e lindo com as especificidades dele, por isso, ame cada evolução, cada crescimento, cada cacho que se definir ou cada mecha crespa que aparecer.

Amar um cabelo natural é um ato revolucionário, já que vai contra qualquer ditadura de beleza.

Cuide do seu cabelo natural

Aceitar o cabelo natural é tratá-lo como único e importante, então os cuidados de rotina precisam existir no dia a dia da sua curvatura.

Seja ondulado, cacheado ou crespo, qualquer cabelo precisa de cuidados para permanecer saudável, por isso submeta os fios semanalmente a hidratação ou nutrição capilar.

Procure usar produtos indicados para as características e necessidades do seu tipo de cabelo, entretanto, se ainda não tem certeza de qual é o seu tipo de curvatura, confira na tabela abaixo.

TABELA DE CURVATURAS

É muito comum um cabelo ter mais de uma curvatura, nesses casos, procure dar mais atenção aos fios mais crespos, já que são os mais carentes de nutrientes.

Tenha paciência com seu cabelo

Não tenha pressa ou idealize um cabelo grande com cachos definidos e radiantes. Dessa maneira, você não amará o seu cabelo de forma autêntica.

Respeite o tempo de crescimento dele e todas as suas necessidades. Afinal de contas, muitos danos que ele ainda está se recuperando foi causado pelas suas escolhas, não é mesmo?

A transição não é só capilar

Pode parecer que se trata só de cabelo e estética, mas acredite, quando se assume o cabelo natural você está quebrando estereótipos e enfrentando um novo mundo.

Amar o cabelo natural, com frizz, ressecamento e volumão, é aceitar sua história, seus antepassados e mostrar para uma sociedade eurocentrista que as características africanas também são lindas.

Você vai precisar se preparar para enfrentar críticas, rejeições e muita discriminação, mas será uma mudança revolucionária e necessária na sua vida.

Agora que já sabe como amar sem medo o seu cabelo natural, coloque todas as dicas em prática e empodere-se. Estamos todas juntas nessa luta contra a ditadura do cabelo perfeito!

Ditadura do cabelo perfeito: como assumir o cabelo e aceitar as particularidades
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *