Tayla Pinotti

Formas naturais de curar a dor de cabeça

Dor de cabeça

Não tem jeito, a dor de cabeça é algo que atinge todas as pessoas, de todas as idades. Existem mais de 200 tipos de dores de cabeça e elas podem ser causadas por inúmeros fatores, sendo que as causas podem ser divididas em primárias e secundárias.

As primárias estão associadas à problemas com hiperatividade ou estruturas sensíveis. Nesses casos, as dores não estão associadas à nenhuma doença subjacente.

Já as secundárias estão associadas a algum tipo de doença. Algumas fontes de cefaleia são a gripe, meningite, sinusite, aneurisma, desidratação, entre outras.

Na maioria dos casos, as cefaleias são curadas com analgésicos, mas quando as dores de cabeça são recorrentes e, consequentemente, o uso de remédios também, estes medicamentos acabam perdendo um pouco do efeito.

A boa notícia é que existem várias formas de tratar naturalmente o problema, veja algumas abaixo:

Chá

Chá

Existem diversas receitas de chá que podem aliviar a dor de cabeça. Pode ser um chá de hortelã, ou uma infusão de limão, ou de manjericão, por exemplo.

Gengibre

Gengibre

O gengibre é um “remédio” natural muito poderoso, que traz diversos benefícios para o corpo. Ele pode ser um ótimo aliado na cura da cefaleia, pois possui propriedades analgésicas e antiinflamatórias.

Para isso, pode ser ingerido na forma de chá. Basta fazer um chá usando 2 centímetros de raiz de gengibre e uma xícara de água fervente. Não esqueça de coar e deixar esfriando por alguns minutos.

Azeite de oliva

Azeite de oliva

O azeite possui um antioxidante que pode ajudar no alívio da dor de cabeça. Basta ingerir duas colheres de chá de azeite de oliva e esperar que faça efeito.

Amêndoas

Amêndoas

As amêndoas contém salicina e, por isso, podem agir como uma espécie de analgésico. O ideal para eliminar a dor de cabeça é ingerir a amêndoa logo nos primeiros momentos que você sentir o incômodo da dor de cabeça, pois, dessa forma, ela poderá agir melhor.

Café

Café

Existe uma contradição sobre a ingestão de café durante uma dor de cabeça. Algumas pessoas acreditam que a bebida ajuda a melhorar a dor, enquanto outras acham que ela pode agravar o problema.

Se você não tem nenhum problema com o café, vale a pena experimentar como alternativa para curar a sua dor. Basta ingerir uma xícara de café forte e sem açúcar.

Banho morno

Banho morno

Essa é uma coisa muito simples que pode ajudar no alívio da dor de cabeça. Isso porque a água quente dilata os vasos sanguíneos e relaxa os músculos do corpo.
Por isso, quando estiver com cefaleia, tome um banho quentinho e deixe a água do chuveiro cair na sua cabeça.

Massagem na cabeça

Massagem na cabeça

Da mesma forma que as massagens ajudam a eliminar as dores do corpo, uma massagem na região da cabeça pode aliviar a cefaleia.

Basta usar as pontas dos dedos para massagear a nuca, a testa e a parte dos lados da cabeça. Isso ajuda a estimular a corrente sanguínea e proporciona uma sensação de relaxamento instantânea.

Compressa com água fria ou gelo na testa

Compressa com água fria ou gelo na testa

A compressa com água fria ajuda a contrair os vasos sanguíneos da cabeça. Isso diminui a quantidade de sangue e ameniza a cefaleia.

Para fazer uma compressa fria, use uma bolsa térmica ou envolva alguns cubos de gelo em um pano e aplique na área onde você está sentindo mais dores.

Hidroterapia

Hidroterapia

A hidroterapia consiste em usar a água para fins terapêuticos. Para aliviar a dor de cabeça, dobre um pano ou toalha e coloque-o em um recipiente com água morna. Em seguida, escorra um pouco da água e coloque o pano no pescoço por dois minutos.

Depois desses dois minutos, repita o procedimento, mas, dessa vez, coloque o pano na água fria. Faça isso mais algumas vezes.

Aromaterapia

AromaterapiaAssim como a hidroterapia, a aromaterapia pode ajudar a aliviar a cefaleia. Para isso, coloque 6 gotas de óleo de lavanda em uma panela de água fria e depois coloque um pano ou toalha nessa panela de forma que ele fique úmido.

Em seguida, coloque o pano no seu pescoço ou na sua cabeça. O cheiro exalado pelo pano pode amenizar ou acabar com a sua dor.

Escuridão

Ficar no escuro

As luzes podem causar desconforto e irritação e fazer com que a dor de cabeça se intensifique. Por isso, se estiver com cefaleia, fique no escuro por algum tempo, ou até que a dor amenize.

Também é importante fugir das telas. Não fique mexendo no celular, assistindo televisão ou em frente ao computador.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *