Tayla Pinotti

Como conseguir dormir mesmo após todo estresse diário

Estresse

Se para você é praticamente impossível passar um dia inteiro sem ficar nervoso(a), provavelmente você enfrenta problemas na hora de dormir, certo? Isso acontece porque o estresse diário afeta diretamente o sono, já que uma com um mente cheia, a memória, a reparação muscular e o humor são afetados, impedindo que o cérebro desligue à noite.

As noites mal dormidas, no entanto, não são nada inofensivas e podem trazer uma série de consequências à saúde, como problemas no sistema imune, insônia, ansiedade e hiperatividade no cérebro.

Por isso, se você costuma ter dias cansativos no trabalho ou se você se aborrece com problemas familiares ou no seu relacionamento com frequência, confira algumas dicas para conseguir dormir mesmo com todos esses problemas.

Como dormir estressado? Veja 5 dicas

Faça atividades relaxantes antes de se deitar

Após um dia estressante, as pessoas esperam que uma bela dia de sono compense o dia tumultuado e já vão logo se jogando na cama ao chegar em casa. No entanto, é importante dar tempo para que o corpo se desligue de toda a agitação e a melhor forma de conseguir isso é fazendo atividades relaxantes antes de se deitar.

Pode ser algo que te divirta, como ler um livro ou assistir um programa de humor ou até um simples banho. Pesquisadores japoneses afirmam que o ideal é tomar um banho relaxante entre 20 a 90 minutos antes de se deitar, pois, dessa forma, seu corpo ficará mais relaxado para dormir.

Pense, ao longo do dia, sobre o que te deixa ou deixou estressado

Para não ficar ansioso(a) quando a noite chegar e para não ficar com o cérebro “fritando” antes de dormir, a dica é ir refletindo e pensando sobre o que te deixou ou anda deixando estressado(a) ainda ao longo do dia e não deixar para fazer isso na hora de se deitar.

Outra opção é escrever sobre seus sentimentos e emoções em um caderno – despejando em um papel tudo o que você sente, você vai conseguir deixar a mente mais tranquila e, consequentemente, vai dormir melhor.

Não force o sono por muito tempo

Pessoas estressadas tendem a perder o sono no meio da noite, mas, quando isso acontecer, a dica é não ficar mais de 20 minutos tentando voltar a dormir novamente. Isso porque após, esse tempo, a tendência é que você fique ainda mais preocupado(a) com os problemas que enfrentou no dia e também mais ansioso(a) por não conseguir pegar no sono.

Se já estiver há mais de 20 minutos sem dormir, levante de cama e vá fazer alguma atividade relaxante e só volte para a cama quando realmente sentir sono de novo.

Evite beber café, chá matte ou preto durante a noite

Tomar um cafézinho para relaxar é bastante comum, mas é importante lembrar que a cafeína funciona como um estimulante e que, por isso, não deve ser ingerida após as 18h.

Se quiser dormir melhor, prefira beber chás relaxantes, como o de camomila, por exemplo, que cria um efeito sedativo e calmante graças aos antioxidantes flavonoides como a apigenina.

Deixe o ambiente perfeito para uma boa noite de sono

Quando estamos estressados, qualquer detalhezinho pode gerar distração. Por isso, o ambiente para dormir vai fazer toda a diferença. A melatonina, por exemplo, que é um dos principais hormônios ligado ao sono, é melhor produzida no escuro. Isso porque quando há algum tipo de luz dentro do quarto, o organismo entende que é dia, e faz com que o cérebro pare de produzir esse hormônio.

O ideal é deixar o quarto escuro e silencioso para garantir uma noite de sono tranquila. Se você não gosta de dormir no breu, dê preferência por abajures ou por alguma luz mais fraca e evite que o estresse diário afete o seu sono.

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