Talitha Benjamin

Saiba quais cuidados você precisa ter com os dreadlocks

Os dreadlocks são polêmicos, mas não há dúvidas de quem opte por adotar esse visual precisa ter alguns cuidados. Apesar de ter sido popularizado pelo cantor Bob Marley e o movimento religioso Rastafári, existem registros dos dreads já na pré-história, em regiões da África e Índia. Por essa razão, são símbolo de preservação da identidade africana em cabelos crespos e cacheados, assim como os modelos de tranças afros.

Existem tipos diferentes de dreads e o cuidado pode mudar de um para o outro. O método mais popular, feito com agulha de crochê, é a maneira mais segura e adotada por profissionais para adquirir o efeito característico do penteado, seja embaraçando os próprios fios ou para manipular o material sintético.

Como cuidar dos dreadlocks

dreadlocks

No caso de dreads com fios sintéticos, as possibilidades de cores e texturas são imensas. No entanto, os cuidados precisam começar já na lavagem do couro cabeludo, que deve ser feita pelo menos uma vez por semana com shampoo. Caso prefira lavar os cabelos com mais frequência, é importante evitar que os fios fiquem molhados por muito tempo, do contrário, aumentam as chances de fungos e mau-cheiro.

No caso de dreads com o próprio cabelo, o cuidado é o mesmo adotado para os fios naturais: lavagem comum e hidratações frequentes. Por mais que os dreads possuam uma aparência que lembra o ressecamento, os fios oleosos ainda precisam ser lavados mais vezes do que os fios secos. No entanto, o foco da lavagem precisa ser sempre o couro cabelo e a raiz, não permitindo que a água chegue às pontas.

Os dreads também precisam ser manuseados com delicadeza, já que eles desmancham com facilidade.

Como lavar os dreads

rastafari cabelo

Para garantir uma lavagem completa e que também preserve a durabilidade dos dreads, basta umedecer as mechas com pouca água para garantir a absorção do shampoo. Prefira produtos naturais, orgânicos, liberados ou antirresíduos: quanto menos substâncias entrarem em contato com os dreads, maior será a durabilidade deles.

Espalhe o produto no couro cabelo pelos espaços da raiz. Enxague muito bem, garantindo que o produto corra pelo comprimento do cabelo. Na hora de secar, aperte os dreads com a toalha até que eles fiquem completamente secos. Se preferir, utilize um secador (regulado para o ar frio), pois a umidade em excesso nos dreads pode ser extremamente prejudicial.

Você também pode deixar os dreads de molho por 5 a 10 minutos em uma solução de bicarbonato de sódio diluído na água. Essa misturinha vai absorver a sujeira e oleosidade dos fios, garantindo uma limpeza mais intensa.

Com essas dicas, você mantém os seus dreadlocks limpos, lindos e mega estilosos por bastante tempo! Aproveite e conheça mais sobre as tranças nagô e as box braids.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *