Emagrecer de vez é possível? Confira dicas para uma dieta que dá resultados

Por: Luiza Olinda

E então você resolveu fazer uma dieta e perder alguns quilinhos para se sentir melhor com seu próprio corpo. Montou um cronograma de refeições, passou no mercado e encheu o carrinho de frutas e legumes, fez a inscrição em uma academia e começou a perder peso.
Só que aí, o tempo vai passando, vem o cansaço, a preguiça, você para de emagrecer tanto quanto nas primeiras semanas e vai ficando cada vez mais desanimada. Até que desiste!
Ou então fica superempolgada com uma dieta da moda que é bem restritiva, consegue perder medidas, mas, assim que volta para sua alimentação normal, torna a engordar. Isso se não ganhar alguns quilinhos extras, o que é pior ainda.
Você se viu nessas situações? Se a resposta é sim, não se sinta mal porque você não está sozinha. Esse tipo de coisa acontece com muitas das pessoas que querem perder peso e existem algumas explicações para isso.
Logo que você começa uma dieta e exercícios, e está motivado a emagrecer urgente, o seu corpo se sente atacado e a perda de medidas e gordura é mais rápida.
Mas, conforme o tempo passa, o corpo vai se acostumando a trabalhar com menos energia e você começa a emagrecer mais lentamente. Além disso, com o tempo vai batendo a vontade de comer coisas que não estão dentro do seu novo cardápio e fica mais complicado se controlar.
Com as dietas restritivas, muitas vezes, é ainda mais difícil, porque o corpo sente muita falta de alguns tipos de alimentos, como o carboidrato, e parece que não importa o quanto você coma bem, sempre fica sentindo vontade de comer o que não pode.
Então o que fazer? Jogar a toalha? Não, né!? Se você vive entre uma dieta e outra, mas não consegue emagrecer de vez, saiba que, de fato, não é fácil, mas é possível perder peso de forma definitiva e manter o corpo que você sempre quis sem sacrifício.
Além dos exercícios, existem algumas dicas preciosas para você se manter na dieta, emagrecer e não voltar a engordar. Veja quais são!

Se quer emagrecer de vez mude seus hábitos

A maioria das pessoas que vive no eterno efeito sanfona têm uma coisa em comum, elas não veem a hora da dieta acabar!
De fato, é natural pensar que quando você alcançar o corpo que deseja vai poder voltar a comer o que quiser e deixar os exercícios de lado. Mas é justamente essa mentalidade que o impede de chegar lá e o faz desistir antes.
Uma dieta de sucesso é fruto de uma reeducação alimentar, de uma reprogramação de hábitos e de uma nova forma de enxergar a comida.
Isso significa que a dieta só dará certo, e você só vai emagrecer de vez, se decidir que quer ser uma pessoa mais saudável e, para isso, precisa repensar no que você come e nas atividades físicas que executa.

Para emagrecer tenha sempre um lanchinho com você

Tem coisa mais difícil do que estar com fome fora de casa e não furar a dieta? Parece que todo lugar pelo qual você passa grita “comida”, não é verdade?
Para não passar por essa situação a dica é simples: tenha sempre um lanchinho com você quando sair de casa! Não precisa ser nada muito elaborado, apenas correspondente ao tempo que você vai ficar fora. Umas bolachinhas integrais, uma barra de cereal, frutas ou um lanche natural já vão aplacar sua fome até que você esteja em casa e possa preparar uma refeição adequada.
Acredite, se estiver sem fome, mesmo aquela coxinha da padaria não vai parecer tão apetitosa assim!

Beba muita água para emagrecer

Quando pensamos em emagrecer é natural falar apenas de comida, mas beber água faz toda a diferença em uma dieta eficiente.
Um corpo hidratado naturalmente funciona melhor, e a água ainda ajuda a obter a sensação de saciedade e controle de apetite que todo mundo que está buscando perder peso precisa.
A água também colabora na digestão e no bom funcionamento do nosso sistema excretor. Isso significa que seu intestino será regularizado e aquela sensação de peso e inchaço na região abdominal, sentida por muitas pessoas, pode diminuir.

Não foque no que você deve diminuir, mas no que pode aumentar para emagrecer

Esse é outro hábito que você deve deixar de lado para emagrecer de vez. Ao invés de ficar pensando em toda a gama de alimentos que você deve diminuir, pense em tudo o que você pode comer com mais fartura.
Mesmo que você diminuía o consumo de frituras, alimentos industrializados e doces, ainda pode fazer pratos deliciosos com legumes, verduras e fazer delícias assadas.
Seja otimista e criativo para criar refeições bonitas e coloridas e descubra novas receitas que sejam deliciosas e estejam dentro da sua dieta. Sim, elas existem!

Flexibilize o seu cardápio de dieta para emagrecer

Você reparou que não estamos falando em cortar certos alimentos, mas sim em diminuir o consumo, não é? Isso porque se você vai se propor a se reeducar para ter uma dieta que funciona e emagrecer de vez, esse é um compromisso para a vida. E sejamos francos, quem vai aguentar passar o resto da vida sem comer um chocolate?!
O fato é que você não precisa fazer isso! Você pode sim comer alimentos que estejam fora da dieta, vez ou outra, quando bater aquela vontade mais forte. Só precisa dosar esses momentos de escape, comer com responsabilidade e ser feliz!

Leia também