5 dicas para encontrar um emprego que você ame de verdade

Como conquistar realmente e usufruir do emprego do sonhos

Que o trabalho é uma questão de necessidade para a maioria das pessoas, você já sabe. Mas você sabia que algumas pessoas têm o privilégio de realmente gostarem do que fazem? Independentemente da sua área, sempre existe uma vaga cuja mistura de tarefas, ambiente, pessoas façam com que você realmente ame o seu emprego.

Apesar disso, ainda é muito difícil encontrar uma vaga que reúna todos esses benefícios e que ainda proporcione uma remuneração justa e compatível com o mercado. Porém, algumas mudanças de atitudes podem te ajudar a enxergar essa procura com outros olhos e torná-la menos angustiante e, possivelmente, te fazer encontrar resultados mais positivos. Confira abaixo 5 dicas que vão te ajudar nessa missão.

Estude sobre você

Os benefícios do autoconhecimento são muitos: ao conhecer suas habilidades, limites, pontos fortes e pontos a melhorar (nada de “ponto fraco”!), você consegue se preparar melhor para os processos seletivos e demonstra ao recrutador que sabe do seu potencial e como aproveitá-lo. Passar confiança é um pré-requisito essencial para qualquer processo seletivo, pois desperta a atenção e não te deixa passar batido naquela entrevista que você tanto espera se dar bem.

Conheça a empresa e sua área de atuação

Antes da entrevista, faça um verdadeiro trabalho de detetive e procure tudo o que puder sobre a empresa. A internet facilita e muito essa etapa e é através dela que você vai se preparar. Entenda quais são os negócios realizados pela organização, como funciona a atuação no mercado, se possível, converse com funcionários e ex-funcionários para entender melhor como tudo funciona. Saber onde está pisando não é só benéfico para você (afinal, você não vai querer se meter em uma furada, certo?) mas também te ajudará a elaborar estratégias e discursos mais assertivos para se dar bem no recrutamento.

Não desconsidere trabalhos freelancers ou temporários

Com o passar do tempo, os contratos e horários alternativos de trabalho vão tomando forma e se tornando cada vez mais presentes quando se procura por um emprego. É normal se sentir receoso pela instabilidade dessas opções, no entanto, você pode encontrar experiências ricas, conexões valiosas e até mesmo o trabalho dos sonhos. É tudo uma questão de avaliar as possibilidades, benefícios e sacrifícios que precisarão ser feitos para decidir o que é melhor para você a curto, médio e longo prazo.

Desenvolva as suas habilidades

Conseguir o emprego dos sonhos também significa estar apto para realizá-lo. Mesmo se já estiver experiência na área, e ainda mais se for novo no ramo, não perca tempo e participe de palestras, cursos, workshops, imersões, assista vídeos e pesquise muito sobre o mercado da área de atuação. Isso abrirá um leque imenso de possibilidades para o seu futuro profissional e tornará a busca por um emprego bom muito mais fácil.

Esteja preparado para as entrevistas

Por mais dinâmico e criativo que seja alguns processos seletivos, algumas perguntas ainda continuam a aparecer durante as entrevistas. Clichês como “fale um pouco sobre as suas experiências anteriores”, ou “quais foram os maiores desafios que você enfrentou?” e “onde você se vê daqui há 5 anos?” sempre aparecerão, portanto, não há razão nenhuma para não estar com as respostas na ponta da língua, certo?

Além de estudar muito sobre você mesmo e sobre a empresa e área de atuação, praticar o que vai dizer na entrevista ajuda a diminuir o nervosismo e te dá mais confiança para seguir tranquilamente durante esse processo tão estressante.

O emprego dos sonhos pode parecer impossível de conquistar, mas seguindo algumas dicas práticas você otimiza a busca e se prepara melhor para passar nas entrevistas. Aproveite e aprenda também como controlar a ansiedade após o processo seletivo e encarar essa etapa com mais tranquilidade.

Leia também