Thauany Lima

Entrevista de emprego: o que você deve evitar em uma entrevista

entrevista de emprego

A entrevista de emprego é um momento muito delicado, isso porque qualquer comportamento ou informação pode colocar a vaga de trabalho em risco, não é mesmo!?

A fase presencial de uma entrevista é muito importante para determinar o funcionário certo para a vaga, por isso, o empregador irá analisar alguns detalhes importantes para não selecionar o perfil errado.

Mesmo sendo um período subjetivo dependendo do cargo, existem algumas regras que podem ser seguidas para agradar vários tipos de empregadores. Confira!

Não fale mal do seu antigo trabalho

Quando se fala mal do antigo serviço não traz pontos positivos para o candidato, afinal, quando o empregador está contratando não quer ter um funcionário que irá falar mal dele quando sair da empresa ou enquanto ainda estiver sendo colaborador.

Não fale da vida pessoal

A entrevista de emprego pode parecer uma conversa descontraída, por isso é importante tomar muito cuidado quando for falar da vida pessoal.

Em uma entrevista de emprego é adequado falar sobre hobbies e planos futuros, porém, não cabe inserir problemas pessoais, financeiros ou falecimento familiar, isso pode comprometer a qualidade entrevista.

Não exponha sua opinião política

O seu posicionamento político não é relevante para uma entrevista de emprego, isso pode criar conflitos entre o empregador e você, mas caso o cargo seja referente a isso, está liberado falar sobre esse assunto.

Não fale sobre religião

Da mesma forma que a política, a religião é um tema sensível para ser tratado em uma entrevista de emprego, cabe evitar falar sobre o assunto. Entre no assunto apenas se for perguntado, combinado?!

Não diga “não sei”

Quando o entrevistador questionar algo ou perguntar seus planos para o futuro, tente elaborar algo rápido e criativo, nunca responda que “não sabe”, isso pode eliminá-lo do recrutamento.

Não diga mentira

Quando se diz mentiras em uma reunião, pode prejudicar o candidato nas perguntas seguintes.

É preciso conhecer o assunto que está tratando, para não deixar pontas soltas. Contar mentiras pode deixar a entrevista confusa.

Não seja pessimista

Procure sempre demonstrar interesse e que tem capacidade de realizar o trabalho que está concorrendo, mesmo que as experiências não estejam de acordo.

Sempre demonstre estar pronto para começar a trabalhar e que sua vontade é o necessário para conseguir entregar um trabalho de qualidade.

Não se esqueça de agradecer ao fim da entrevista

Agradeça sempre ao entrevistador pela oportunidade e pela disponibilidade de recebê-lo na entrevista de emprego. Isso pode render pontos para você!

Gostou das dicas!? Agora se prepare para conseguir aquele serviço que tanto sonha, temos certeza que irá conseguir usar as regras certas para atingir seus objetivos.

Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *