Esfoliação com café: confira receitas e passo a passo

Esfoliação com café

Apesar de já existir uma variedade enorme de esfoliantes no mercado de cosméticos, os produtos caseiros continuam sendo os queridinhos de muitas mulheres na hora de investir em cuidados com a pele. É o caso da esfoliação com café que, além de mega eficiente, também é prática, simples e barata.

E se engana quem acha que essa receita só serve para o rosto: também é possível fazer esfoliação com café no corpo! Sim, esse é um produtinho com multifunções e benefícios. Por isso, confira abaixo como incluí-lo na sua rotina.

Benefícios do esfoliante de café

A esfoliação de café é uma das preferidas das mulheres pois ajuda a eliminar as células mortas e os cravos do rosto. Ela estimula o crescimento de novas células, da circulação sanguínea e também facilita a penetração de produtos de beleza – como óleos e cremes – na pele.

E não são apenas os cravos que a esfoliação com café para o rosto ajuda a eliminar! A borra de café também é muito usada para quem quer clarear manchas e, por este motivo, essa receita é considerada uma ótima opção de peeling caseiro.

Além disso, enquanto a maioria dos esfoliantes cosméticos contém agentes que podem comprometer o meio ambiente, o café não apresenta nenhuma ameaça ao ecossistema, pois suas partículas são orgânicas, o que significa que são facilmente dissolvidas na água e no solo.

E o melhor de tudo é que você ainda pode tomar um cafézinho enquanto usa a borra que sobrou dele para fazer a esfoliação. Cuidados com a pele + cafézinho = felicidade.

esfoliante caseiro com cafe para o corpo

Receitas de esfoliante de café para o rosto e para o corpo

Não existe apenas uma forma de fazer um esfoliante com café, pois você pode misturar diversos outros ingredientes que ajudam a potencializar os resultados da esfoliação.

Veja abaixo algumas opções de receitas de esfoliante caseiro pro rosto com café – todos servem tanto para o rosto quanto para o corpo:

Esfoliação com café e mel

Você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de café em pó ou de borra de café
  • 1 colher de sopa de mel

Esfoliação com café e leite

  • 2 colheres de sopa de café em pó ou de borra de café
  • 4 colheres de sopa de leite integral
  • Esfoliação com café e azeite
  • 1 colher (de sopa) de café em pó ou de borra de café
  • 2 colheres de sopa de azeite

Modo de preparo:

Para qualquer uma das receitas acima, o modo de preparo do esfoliante é o mesmo: basta misturar o café com o outro ingrediente até que eles formem uma pasta homogênea.

Como fazer esfoliação com café? Passo a passo

Passos para fazer esfoliação com café no rosto

1º passo: Limpe a pele

Antes de mais nada, é muito importante que seu rosto esteja limpo para a execução da esfoliação com pó de café. Por isso, lave o rosto com sabonete e água morna – ela ajudará a abrir os poros da pele. Outra opção é fazer a esfoliação após o banho, quando sua pele já estiver limpa e com os poros abertos.

2º passo: Aplique o esfoliante no rosto ou corpo

Depois que sua pele e o esfoliante estiverem prontos, você deve aplicar a pasta no rosto (ou no corpo) fazendo movimentos circulares com os dedos, no sentido de baixo para cima. Faça isso por toda a região que você quer esfoliar, mas tenha cuidado para não forçar demais e evite áreas sensíveis, como o redor dos olhos e os lábios. Deixe agir por 1 minuto.

3º passo: Lave e hidrate o rosto ou o corpo

Por fim, lave o local esfoliado com água fria e, em seguida, seque e aplique um creme hidratante específico para o rosto ou para o corpo.

Como fazer limpeza de pele com pó de café?

Além de esfoliar a pele do corpo e do rosto, o pó de café pode ser um ótimo ingrediente para uma limpeza de pele. Lembra que mencionamos que ele elimina os cravos? Então! A beauty youtuber Jana Taffarel tem uma receitinha que leva 3 colheres de sopa de café em pó ou de borra de café e 1 gema de ovo. Confira abaixo o passo a passo para tirar cravos e espinhas do rosto usando essas ingredientes!

De quanto em quanto tempo usar borra de café no rosto

Seja para fazer limpeza de pele ou para fazer a esfoliação com café para o rosto, o ideal é utilizar esse ingrediente de 15 em 15 dias, aproximadamente. Se você tem a pele muito oleosa ou mista, esse intervalo pode ser menor (10 dias, por exemplo). Mas se sua pele é muito ressecada, deve evitar fazer muita esfoliação – o ideal é fazer, no máximo, 2 vezes por mês.

Agora que você já sabe como fazer uma boa esfoliação com café no seu rosto e no seu corpo, aproveite e confira também receitinhas caseiras simples e práticas de esfoliantes para os pés!

Leia também