Talitha Benjamin

Descubra 4 ingredientes que vão render ótimos esfoliantes corporais

Esfoliantes corporais

A esfoliação é uma das etapas mais importantes da rotina de cuidados com a pele. Capaz de eliminar as células mortas e desobstruir os poros do corpo inteiro, ela deixa a pele mais suave e a limpa profundamente. São tantos tipos de esfoliantes corporais que essa infinidade de cosméticos especializados podem confundir a cabeça de qualquer um, então por que não simplificar tudo e investir em um processo natural?

O esfoliante natural possui todos os benefícios de renovação da pele que os produtos industrializados trazem, com a vantagem de ser livre de conservantes e químicas, além de ser muito mais barato. Isso porque a esfoliação pode ser realizada com simples receitinhas caseiras bem fáceis de executar.

E aí? Que tal substituir aquele sabonete esfoliante caríssimo por esses ingredientes que podem ser encontrados na sua cozinha? Veja aqui alguns alimentos que vão turbinar o seu esfoliante para o corpo:

Índice do conteúdo

Café

Esfoliação com café

O café atua como anti-inflamatório, antioxidante, hidratante e protetor da pele, além de estimular a produção de colágeno e elastina. São tantos benefícios, que não é à toa que o café está presente em diversos cremes para cuidados com a pele.

Para fazer a esfoliação com café, você deve aplicar apenas a borra de café (aquele pózinho que sobra depois que ele é coado) no local desejado e deixar por cerca de 20 minutos. Não se assuste com a vermelhidão! Ela acontece porque os ativos do café estimulam a circulação sanguínea.

Leia também: Cronograma facial: Saiba como cuidar do rosto (PASSOS)

Se preferir, você também pode misturar a borra de café com óleos naturais, como o de amêndoas, de coco ou com azeite extra-virgem.

Aveia

Esfoliação com aveia

A aveia é uma grande aliada das peles que sofrem com o ressecamento, pois ela estimula a retenção do líquido natural, além de clarear manchas escuras em áreas sensíveis, como virilhas e axilas. O esfoliante para o corpo feito com aveia ainda pode ajudar a acalmar peles sensibilizadas pela exposição à temperaturas extremas.

Leia também: Pele seca: Como reverter rachaduras e asperezas

Para preparar o esfoliante para o corpo com este ingrediente, misture flocos grossos de aveia com água morna até formar uma papinha. Em seguida, acrescente um pouco de açúcar mascavo (pode ser substituído por açúcar comum) e prontinho! Depois é só aplicar na pele com movimentos leves e circulares, deixando que ela absorva a maior parte da mistura. Enxágue com água fria.

Açúcar

Esfoliação com açúcar

O açúcar é o ingrediente mais acessível, natural e adequado para a esfoliação, pois é menos agressivo do que os outros. Justamente por este motivo, ele está presente na maioria das receitinhas de esfoliação e hidratação para a pele.

O açúcar mascavo, por exemplo, estimula a absorção de nutrientes da pele, trazendo rapidamente um aspecto mais bonito e saudável.

Para não ter erro, misture o açúcar (o ideal é que o mascavo seja utilizado no corpo e o cristal no rosto) com o hidratante ou creme anti-rugas de sua preferência. O resultado é quase instantâneo!

Fubá

Esfoliação com fuba

O fubá é o ingrediente perfeito para esfoliações nas áreas mais ressecadas do corpo – como cotovelos, joelhos e calcanhares – devido à sua consistência que dificilmente irá se desfazer.

A dica é misturar o fubá com água morna, ou até mesmo com algum óleo natural aquecido (sempre com cuidado para não se queimar!). A temperatura morna é essencial para abrir os poros da região que irá receber a hidratação.

Leia também: Pele renovada: Dicas para começar 2019 com aquela pele nova

A melhor parte desses ingredientes é que eles podem ser misturados entre si, com óleos naturais ou até mesmo com hidratantes que você tem em casa. O limite é a sua imaginação, mas, lembre-se: sempre olhe as propriedades dos componentes da sua misturinha para ter certeza de que sua pele irá receber bem todos eles e criar os esfoliantes corporais perfeitos para você!

Descubra 4 ingredientes que vão render ótimos esfoliantes corporais
4.4 (88%) 5 vote[s]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *