Tayla Pinotti

Por que é importante esfoliar e proteger os lábios?

esfoliar e proteger os lábios

Você cuida da pele do seu rosto, cuida dos seus dentes, mas esquece de cuidar dos seus lábios? Então, cuidado, porque você está cometendo um erro!

Proteger e esfoliar os lábios é fundamental para manter a pele dessa área sempre hidratada e saudável, especialmente nos dias muito frios, época em que os lábios costumam ficar rachados.

As pelinhas soltas são o primeiro sinal de que o lábio está ficando ressecado e precisa de um esfoliante labial e, posteriormente, passar por uma hidratação.

Além das baixas temperaturas e baixa umidade do ar, as principais causas do ressecamento dos lábios são a falta de cuidados, má alimentação, exposição ao sol e a desidratação do organismo como um todo.

Esfoliar os lábios é importante porque é preciso renovar a pele por meio da retirada de células mortas. Além disso, a esfoliação é a responsável por deixar a mucosa labial mais permeável aos produtos de tratamento que hidratam e rejuvenescem a região.

Por este motivo, tão fundamental quanto esfoliar é investir em uma hidratação labial para que a região seja tratada a fundo.

Para a etapa de hidratação, você pode usar produtos hidratantes específicos para os lábios (como protetores com manteiga de karité e lip balms) ou pode optar por receitas caseiras (como a mistura de vaselina e óleo de coco, por exemplo).

Como esfoliar os lábios

Antes de esfoliar os lábios, é necessário lembrar que a pele dessa região é bastante sensível e vascularizada e que, por isso, é preciso ter cuidado na hora de fazer a esfoliação.

A dica é optar por produtos específicos para esfoliação dos lábios, que são a base de grãos mais suaves e fininhos.

Outra opção prática e econômica é apostar em um esfoliante labial caseiro, feito a base de açúcar, mel e azeite de oliva.

Para realizar a esfoliação, basta misturar 1 colher de chá de açúcar mascavo, 1 colher de chá de azeite e 1 colher de chá de mel até alcançar uma textura pastosa e, em seguida, aplicar a mistura nos lábios fazendo leves movimentos circulares.

É necessário aguardar alguns minutos (aproximadamente 15 é o ideal) para que os nutrientes penetrem na pele e, somente depois de algum tempo, a área deve ser lavada com água fria.

A frequência da esfoliação vai depender da necessidade dos seus lábios, mas dermatologistas costumam indicar que o tratamento com esfoliante labial seja feito de 15 em 15 dias.

Veja também.

 

Por que é importante esfoliar e proteger os lábios?
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *