Talitha Benjamin

Saiba como identificar a espessura do seu fio de cabelo

Sabemos que conhecer o próprio cabelo é o primeiro passo para que os cuidados com ele sejam corretos. Cada pessoa possui um fio diferente devido a diversos fatores – desde ao código genético, exposição ao sol ou poluição, produtos utilizados e químicas aplicadas, por exemplo. A verdade é que cada pessoa tem suas diferenças capilares e espessura do fio de cabelo é uma delas.

Se você não conhece a espessura das suas madeixas, pode ser que você esteja cuidando dele de forma incorreta. Isso porque alguns tratamentos, produtos e cuidados podem ser inadequados para o seu tipo de fio, e acabar causando danos na estrutura do cabelo.

Geralmente, os europeus e descendentes tendem a ter fios mais finos, enquanto os asiáticos costumam ter cabelos mais grossos e que crescem com mais rapidez e facilidade. No entanto, somos um país marcado pela miscigenação e cultura mista, portanto, é difícil dizer qual será a sua espessura analisando apenas a etnia ou descendência.

Por isso, confira dicas de como identificar a espessura de um fio de cabelo e saiba quais cuidados são mais indicados:

Cabelos finos

Cabelos finos

Os cabelos finos são mais frágeis e, por isso, precisam de cuidados especiais. Eles embaraçam com mais facilidade e tendem a sofrer mais danos, principalmente se forem crespos ou cacheados (que recebem menos hidratação por causa da sua estrutura).

Madeixas desse tipo tendem a ser mais oleosas na raiz, por isso, independente da curvatura, procure shampoos transparentes que proporcionam uma limpeza profunda. Aproveite o banho para desembaraçar os fios para diminuir os riscos de quebra e frizz, começando sempre a partir das pontas e subindo gradativamente.

Cabelos médios

Cabelos médios

Os cabelos médios ficam entre os dois extremos – são firmes, porém suscetíveis ao ressecamento, quebra e podem se fragilizar rapidamente. O ideal é investir pesado na hidratação, com óleos vegetais e um cronograma capilar bem rigoroso. Assim, você garante o movimento de um cabelo saudável e fios obedientes e bem definidos.

Cabelos grossos

Cabelos grossos

Diferente dos fios finos, os grossos possuem um diâmetro maior e, por isso, também necessitam de cuidados específicos. Eles estão sujeitos a opacidade (falta de brilho), ressecamento e frizz. Para tratar essa espessura, invista em produtos de peso, que contenham óleos vegetais, manteigas e ceramidas. Esses ativos darão “peso” aos fios, mantendo-os sob controle.

Na hora de escolher os cremes de pentear e condicionadores, a dica é apostar em produtos com ativos nutritivos. Eles vão garantir um cabelo mais emoliente e hidratado e menos suscetível ao frizz e volume indesejado.

Cabelos descoloridos ou com química

Fios com químicas

É bom lembrar que procedimentos químicos e colorações também afinam o fio, pois afetam a estrutura dele ao abrir a cutícula para modificar as madeixas, o que faz com que o cabelo perca nutrientes. Nesses casos, a dica é apostar no cronograma capilar, que contém todas as etapas suficientes para recuperar a estrutura original do fio, mantendo também a hidratação e nutrição dos mesmos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *