Tayla Pinotti

Saiba para que serve cada esponja de maquiagem

Esponja de maquiagem

Criadas para facilitar a aplicação de produtos como base e corretivo, as esponjas de maquiagem estão ganhando cada vez mais espaço nas necessaires femininas. E não é à toa.

Menos espaçosas (e, em alguns casos mais baratas) que os pincéis de maquiagem, as esponjinhas são ideias para deixar a make muito mais natural e homogênea. Isso porque elas são capazes de aplicar uma maior quantidade de produto na pele e de forma mais prática, além de evitarem o efeito craquelado.

Graças ao sucesso deste tipo de aplicador, atualmente existem diferentes formatos de esponjas, que também desempenham funções distintas. Confira abaixo os principais tipos e saiba para quê serve cada uma delas.

Tipos de esponja de maquiagem

Esponja gota

Esponja gota de maquiagem

Ideal para a aplicação de base líquida, a esponja gota foi uma das primeiras a conquistar as brasileiras e, por isso, é uma das mais populares até hoje. Apesar de ser uma ótima esponja para base, também pode ser usada para aplicação de corretivo, iluminador e até blush cremoso.

A pontinha (parte de cima) é indicada para alcançar os cantos do rosto, como cantinhos dos olhos e as abas do nariz. Já a parte redonda (a inferior) serve para uma aplicação mais geral no rosto – ideal para cobrir bochechas, testa e queixo.

Esponja triangular

Esponja triangular para maquiagem

O formato triangular é indicado para atingir locais que precisam de uma maior precisão na hora de aplicar a maquiagem, como as próximas aos olhos e ao nariz. As esponjas triangulares também são ótimas para remover olheiras e fazer contorno de rosto, justamente porque chegam nas curvas dele.

Por serem pequenas, costumam ser descartáveis ou durarem pouco tempo, mas geralmente vêm em formato de cilindro achatado cortado em fatias, totalizando mais de uma esponja.

Esponja retangular

Esponja retangular para maquiagem

É uma das mais indicadas para iniciantes de maquiagem, já que não serve para nenhuma técnica avançada em específico. O formato retangular funciona bem para aplicação de base na testa ou até no pescoço.

Algumas pessoas também utilizam a esponja retangular para a aplicação de pó compacto, mas o ideal mesmo é que ela seja usada para o uso de base líquidas.

Esponja redonda achatada

Esponja redonda achatada

Você provavelmente já se deparou com a esponja redonda achata quando comprou um pó facial, certo? Isso porque esse formato serve, justamente, para aplicação desse tipo de produto.

Assim como as retangulares, as esponjas redondas são ideais para iniciantes e também podem ser utilizadas para aplicação de base ou até para remoção dos resquícios de sombra que possam cair embaixo dos olhos.

Esponja de silicone

Esponja de silicone para maquiagem

Além da espuma e do látex, materiais usados para fazer as esponjas descritas acima, a esponja de silicone tem a vantagem de não absorver os produtos, podendo ser lavada e reutilizada inúmeras vezes.

O formato da silisponge é arredondado e achatado e, por isso, serve principalmente para a aplicação de produtos líquidos ou cremosos, como base, corretivo e iluminador.

Pincel esponja

Pincel esponja para maquiagem

Para quem não quer sujar as mãos, mas quer o efeito homogêneo nas makes, o pincel esponja é uma ótima pedida. Graças ao cabo, é possível manusear o aplicador com mais facilidade e em partes mais estreitas.

Geralmente, a esponja de maquiagem na ponta do pincel é a no formato gota, só que um pouquinho normal que a tradicional, o que significa que esse produto é ideal para aplicação de corretivos ou para a finalização da make.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *