Tayla Pinotti

Esportes radicais: 15 esportes incríveis que você precisa conhecer!

Esportes radicais

Enquanto algumas pessoas sentem um frio na barriga só de ouvir falar em esportes radicais, outras adoram sentir a adrenalina que eles proporcionam!

Geralmente, quem gosta de esportes radicais são pessoas que amam a natureza, são corajosas e estão sempre em busca de novas experiências e desafios.

Mas o que são esportes radicais?

A definição de esportes radicais surgiu no final dos anos 80 e foi criada para designar alguns esportes que antes eram praticados apenas por pequenos grupos de pessoas. Nessa categoria estão inclusos esportes de aventura, de ação ou esportes outdoors.

Também conhecidos como “esportes da natureza”, os esportes radicais têm como principal característica o aumento da adrenalina no corpo humano. A adrenalina é um hormônio que é liberado no organismo em situações de estresse ou de fortes emoções, como no caso de saltar de paraquedas, por exemplo.

Com a popularização desse tipo de atividade, agora está mais fácil e mais seguro praticar esportes radicais em várias partes do mundo. Aqui no Brasil, somos considerados privilegiados por termos vários pontos onde esses esportes podem ser praticados.

Leia também: Destinos no Brasil: Lugares maravilhosos que você pecisa conhecer

Conheça agora algumas das principais modalidades de esportes radicais praticados no Brasil:

Esportes radicais na água

Surf

Surf

Pouca gente sabe, mas o surf é considerado um esporte radical. Ele se tornou oficialmente um esporte profissional em meados de 1960 e, atualmente, existem duas linhas de surf: a clássica e a moderna. Na clássica, o estilo das manobras é o que mais importa, enquanto a moderna dá mais importância à radicalidade e à força.

Uma prática bastante radical entre os surfistas é buscar as maiores ondas do mundo para surfar, uma modalidade chamada “tow-in”. Essas ondas podem atingir mais de 20 metros de altura.

Kitesurf

O kitesurf é uma das variações do surf. Nessa modalidade, uma espécie de pipa puxa a uma prancha enquanto a pessoa está em pé sobre ela. O esportista “desliza” na água e controla o caminho que vai fazer por meio de uma barra de controle.

Windsurf

O windsurf é uma modalidade dos jogos olímpicos desde o século XX. Nesse esporte, a pessoa também fica em pé em uma prancha, mas a diferença é que existe uma vela de 2 à 5 metros fixada na prancha. Para se movimentar com essa prancha com vela, é necessário usar apenas o movimento do corpo.

Rafting

Diferente do surf e suas variações, o rafting não é praticado no mar. Geralmente, ele é praticado em rios que podem ser mais ou menos agitados, conter obstáculos, pedras e até mesmo ondas. O rafting é um dos esportes radicais praticados em grupo, variando de quatro a oito pessoas por bote inflável, e ele consiste em descer corredeiras de água.

Esqui aquático

Esse esporte é praticado por duas pessoas, sendo que uma conduz uma lancha, e a outra é puxada por uma corda enquanto ela se mantém em equilíbrio na água. Dentro do esqui aquático, existem outras modalidades que se encaixam na categoria “esportes radicais”: o wakeboard, o kneeboard, o slalom, tricks ou barefooting.

Mergulho

Um dos esportes radicais aquáticos mais conhecidos é o mergulho. Ao contrário dos outros já citados aqui, o mergulho não consiste em ficar apenas sobre a água. Essa modalidade consiste em submergir na água usando aparelhos e roupas apropriadas para esta atividade.

Leia também: Coisas para fazer: 5 Dicas de coisas para você fazer antes dos 30

O mergulho é um dos esportes aquáticos mais arriscados, mas também é um dos mais fascinantes, pois envolve contato total com a natureza.

Esportes radicais no ar

Paraquedismo

Paraquedismo

O paraquedismo é a primeira coisa que vem na cabeça de muitas pessoas quando o assunto é esportes radicais. Além de ser um dos mais conhecidos, ele também é um dos mais temidos por envolver altura e queda livre. Além disso, também é um dos que mais libera adrenalina no corpo humano.

Balonismo

Por mais romântico que possa parecer um passeio de balão, o balonismo é considerado um esporte radical. Atualmente, o voo de balão é uma prática segura, mas deve ser realizado sempre por um local especializado e que possua a licença da ANAC.

Leia também: Explore lugares para sair super criativos e impressionantes

Voo livre

As duas principais modalidades do voo livre são a asa-delta e o parapente. O voo de asa-delta é feito com uma espécie de aeronave que permite que a pessoa fique suspensa no ar, voando. Já o parapente é mais semelhante à um paraquedas, mas a diferença entre os dois é que, no parapente, o voo é mais dinâmico e mais duradouro.

Base jumping

Dentre os esportes radicais aéreos, o base jump é um dos mais temidos, isso porque o base jumper salta de penhascos, pontes, antenas e até mesmo prédios.

Nessa modalidade é usado um paraquedas apropriado para abrir em baixas altitudes.

Esportes radicais na terra

Mountain biking

Montanhismo

Esse esporte consiste em, basicamente, escalar montanhas e rochas naturais. Para praticar montanhismo, é necessário fazer uma avaliação física antes, pois é importante estar preparado para fazer essa atividade.

Escalada

Como o nome sugere, a escalada consiste em escalar e alcançar o topo de uma parede rochosa. Esse esporte pode ser realizado tanto em muros mais altos, quanto em mais baixos.

Rapel

O rapel se tornou um esporte radical independente do montanhismo. Ele consiste em descer com cordas por paredes naturais (como cachoeiras e cavernas) ou artificiais (viadutos e prédios).

Mountain biking

Essa modalidade é uma variedade do ciclismo e seu objetivo principal é fazer percursos em locais com irregularidades e obstáculos usando uma bicicleta específica para esse esporte.

Snowboard

Assim como no surf, o snowboard também consiste em se equilibrar em uma prancha. A diferença é que, em vez de ser na água líquida, o snowboard é feito na neve.

E aí, gostou de conhecer mais esportes radicais? Se você se animar para praticar algum deles, procure um centro de esportes radicais na sua cidade ou viaje para conhecer lugares que oferecem essas atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *