Talitha Benjamin

Estampa xadrez muito além da camisa: conheça outras formas de usá-la

A quantidade de estampas disponíveis é grande, mas pouquíssimas delas podem ser consideradas clássicas. Assim como as listras, o poá e a animal print, a estampa xadrez é aquele clássico que nunca sai de moda. A camisa xadrez, por exemplo, virou quase um símbolo fashion do movimento grunge e da profissão de lenhador, mas o xadrez vai muito além disso!

Há evidência de uso de xadrez em antigas civilizações celtas, há quase 8 séculos A.C, mas essa estampa bombou mesmo na Escócia, onde ela era utilizada em tecidos que identificavam clãs e regiões. Apropriada pelo mercado têxtil britânico e americano, o xadrez se popularizou em outras regiões e, apesar de não carregar o mesmo significado de origem escocesa, ele ainda era considerado uma estampa de luxo.

O xadrez clássico, como conhecemos hoje, nas cores vermelha e preta, ganhou tração por causa da chegada de imigrantes escoceses nos Estados Unidos. No anos 1970, a estampa podia ser encontrada tanto em peças de roupa quanto em sofás, tapetes e cortinas. Já na Inglaterra, o tecido foi apropriado pelo movimento punk, carregando um ar de rebeldia até meados dos anos 1990.

Hoje em dia, o xadrez foi tão experimentado, expandido e reimaginado, que é possível usá-lo de todas as formas possíveis. Por isso, vem dar uma olhada nas inspirações de looks com xadrez para sair da obviedade da camisa com essa estampa. Confira:

Estampa xadrez

Que tal investir em uma cor mega brilhante no seu xadrez? Os casacos grandes em cores alegres são uma bela maneira de sair da mesmice de cores neutras para o inverno, e nada mais original do que reinventar o xadrez para esse look!

Look xadrez

Se cores muito chamativas não são a sua praia, você ainda pode arrasar nos tons mais neutros e terrosos da estampa famosinha, apostando também em listras mais finas. É discreto, mas ainda sim arrasador e, por isso, a elegância é garantida!

Estampa xadrez

Ainda apostando em tons terrosos (que já estão bombando há um tempo), o xadrez mais quadriculado é perfeito para os quimonos, que podem dar mais sofisticação para um look neutro, de calça e camisa simples.

look com camisa xadrez

Você pode e DEVE misturar o xadrez com outras estampas famosas, como as listras, por exemplo. Se você tem medo de errar, aposte por permanecer em tons monocromáticos, assim você garante um look para lá de arrasador e não causa aquele efeito “too much”. Além disso, outra dica é investir nas calças com estampa xadrez, que estão mega em alta. Confira dicas para acertar nos looks de estampa com estampa.

look xadrez feminino

Sim, vamos bater na tecla da estampa xadrez com cores brilhantes! Esses modelos podem ser um ótimo recurso para arriscar usar em tons chamativos, já que as versões apresentadas por ela são muitas e é difícil não saber combinar. Na dúvida, utilize por cima de outras cores sólidas e neutras para não errar e aproveite todo o estilo dessa estampa magnífica!

Curtiu as dicas e inspirações para arrasar usando estampa xadrez? Então aproveita e vem conhecer as diferentes lavagens de jeans e como combiná-las para criar um look perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *