Estilo boho: conheça os acessórios que mais combinam com essa tendência

Por: Luiza Olinda


Com certeza você já ouviu a palavra “boho”. Derivado do termo “bohemian”, em inglês, ou “boêmio”, em português. E provavelmente sabe que o estilo boho é um dos queridinhos das fashionistas e blogueiras atualmente. Mas você sabe o que é e como compor um look boho?

O boho na verdade é tido como um estilo de vida livre, nômade e conectado à natureza, que vem inspirando as artes, decorações e, claro, o mundo da moda. Nas roupas, o estilo boho aparece em peças com tecidos leves, fluidos, estampados e com uma pegada bastante artesanal. A influência do hippie, do movimento cigano e até do rock transparecem em saias, vestidos e calças que as adeptas deste estilo usam.

Algumas das peças de roupa clássicas da moda boho são os vestidos compridos de algodão branco, as saias longas com estampas étnicas e em tons terrosos, blusinhas claras, largas e confortáveis, ou com estampas artesanais, os kimonos abertos e os shorts de tecido com barra desfiada.

Os acessórios também são muito importantes para montar um look boho completo e precisam combinar com as peças para um resultado coerente. A seguir vamos te dar algumas inspirações para você montar um visual boho incrível.

Bolsas boho


Lembrando que o estilo boho tem uma ligação direta com a natureza e o artesanal, as bolsas boho mais usadas são feitas com couro ou camurça, e costumam ter muitas franjas (um elemento presente em várias peças da moda boho).

Caso queria deixar montar um look um pouco mais elaborado, pode investir em uma bolsa boho com estampadas coloridas, bordados ou com apliques em pedraria. Elas são lindas e valorizam muito o visual. Os tons mais vistos para as bolsas são o preto, marrom, cinza e palha, cores que geralmente são muito usadas junto das peças de roupa boho.

Colares boho

Ainda mantendo a inspiração hippie, os adeptos do estilo boho investem em várias camadas de colares, sempre voltados para a temática artesanal. A maioria das peças leva elementos como pedras naturais, penas, cordões, cristais, couro e cascas.

Os colares boho tradicionais normalmente são longos, até para harmonizar com os vestidos e saias mais compridos. Mas existem modelos mais curtos e robustos, normalmente confeccionados com moedas e hastes de metal, que criam uma sustentação melhor e um efeito bem interessante. E em um mesmo look você pode usar os dois tipos de colares sem problemas.

Chapéu boho


O chapéu é um dos elementos principais da moda boho, e se você procurar por alguns looks, vai ver que nove entre dez meninas usam esse acessório para finaliza-lo. Ah, e normalmente com o cabelo solto!

O chapéu boho é arredondado e tem a aba grande, o que faz o floppy hat (aquele que tem uma aba bem grande e molinha), uma boa opção para quem quer apostar no estilo boho. As cores mais utilizadas são o marrom e o preto, que combinam com qualquer look.

Pulseiras boho


As pulseiras também são praticamente obrigatórias se você estiver montando um look completo. As pulseiras boho usam os mesmos materiais dos colares, sobretudo as pedras azuis turquesa, o couro e os metais. O ideal é ter várias, porque esses acessórios são usados em grande quantidade. A intenção aqui é se divertir fazendo combinações de várias peças e usá-las nos dois braços. É para carregar mesmo!

Botas boho


Já falamos sobre as roupas, chapéu, bolsa, colares, pulseiras… Mas está faltando um item indispensável que também precisa conversar com esse look, não é mesmo? Também há um tipo de calçado bem característico do estilo boho, são as ankle boots.

Para quem não se lembra, as ankle boots são botas de cano curto (que ficam na linha do tornozelo) e que viraram moda há alguns anos atrás aqui no Brasil. A moda boho adotou as ankle boots e elas se tornaram um elemento clássico do estilo. Mas, é claro que se você tiver em casa ou se apaixonar por uma bota de cano longo que casa perfeitamente com o look boho, ela está liberada também!

Elas costumam ser de couro ou camurça e as cores mais populares são o marrom e o preto. Podem ser simples ou incorporar elementos das roupas boho, como as estampas étnicas, a pedraria e as franjas.

Sandálias boho


Como estamos em terras tupiniquins, sabemos que nem sempre dá para usar botas, principalmente no verão. Uma boa opção para substituir as ankle boots e continuar com um estilo 100% boho é usar sandálias.

Como estamos falando em um estilo mais livre, o ideal é recorrer às rasteirinhas, de preferências que combinam couro e metal e tem detalhes em pedraria, para combinar com a temática. Assim você continua toda trabalhada no estilo boho, mas garante mais conforto para os seus pés.

Confira também.

Leia também