Tayla Pinotti

5 sinais de que o estresse no trabalho está consumindo você

Estresse no trabalho

Não importa se você é artista, médico, pedreiro, designer, jornalista, carteiro, ator ou qualquer outra coisa: se você já teve (ou tem) um emprego, com certeza já enfrentou algum tipo de estresse no trabalho.

Isso porque o ambiente profissional é o que mais cobra e suga as energias das pessoas, já que, no fim das contas, é de lá que sai toda a sua renda.

“Engolir sapos”, o excesso de tarefas, a pressão exagerada, a presença de colegas que você não gosta, ter um chefe rígido demais ou fazer parte de uma equipe em desarmonia são algumas das principais causas do estresse no ambiente de trabalho.

E quando falamos nisso, não referimos apenas a picos de raiva, mas sim a um “estado de espírito” que é levado para além do trabalho, prejudicando não só o desempenho profissional, mas também a vida pessoal e até mesmo a saúde do trabalhador.

Na maioria dos casos, o estresse é tanto que nem percebemos. Só nos damos conta quando algo mais grave de fato acontece.

Então, se você não quer ter problemas de saúde, confira abaixo os sinais de que você está prestes a “travar”.

Principais “sintomas” de estresse no trabalho

Você praticamente não se levanta da sua mesa

É normal enfrentar dias mais tensos no trabalho, daqueles em que você acaba não indo nem almoçar ou não tem tempo para ir ao banheiro. No entanto, em caso de estresse extremo, essas situações acabam virando rotina e a pessoa mal se lembra da última vez que se levantou da cadeira.

Como consequência disso, é possível enfrentar mudanças no apetite e até mesmo infecções de urina. Por isso, por mais que você não veja problema em passar o dia todo sentado na sua cadeira, cuidado!

Para reverter essa situação, a dica é levar lanchinhos para beliscar (ou até mesmo para almoçar) durante o dia e colocar alarmes no seu celular para te lembrar (ou obrigar) a levantar de vez em quando para dar um passeio e ir ao banheiro.

Você não consegue se concentrar por muito tempo em nada

Estar sobrecarregado no trabalho é sempre um problema. Quando você está estressado demais, você não consegue se concentrar em nada, mesmo nos momentos em que você mais tem coisas para fazer.

Para evitar desviar o foco e manter a concentração, a dica é fazer pequenas pausas para se reorientar. Se quiser, faça pequenos exercícios que exijam sua atenção durante essas pausas ou então utilize sites e aplicativos de meditação rápida de três minutos.

Seu corpo dói fisicamente

Sabe aqueles dias em que você se sente como se um caminhão tivesse passado por cima de você, sendo que você não fez nada de diferente na sua rotina? Então, esse é um dos sinais de que seu nível de estresse está elevadíssimo.

De acordo com o American Institute of Stress, altos níveis de estresse podem causar dores nas costas, pescoço, cabeça, espasmos musculares e até mesmo dor na mandíbula.

Para lidar com isso, o ideal não é se entupir de remédios, mas sim buscar entender quais situações geram mais estresse e como você e seu corpo reagem a elas. Dessa forma, fica mais fácil de tentar controlar ou tratar o problema.

Você fica doente com frequência e isso pode ser o estresse no trabalho

A imunidade do nosso corpo está muito ligada a fatores emocionais, afinal, mente e corpo estão sempre alinhados.

O estresse causa muitos danos ao sistema imunológico, como a ineficácia do cortisol, hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais que é liberado em períodos de maior agitação.

Como consequência disso, pessoas estressadas tendem a ficar doentes com frequência. Para reverter a situação, a melhor alternativa é tirar uma folga pelo menos um dia do fim de semana para reabastecer as energias do corpo.

Você tem muita dificuldade para dormir

Você pode ter passado o dia todo bocejando de tão exausto(a) que estava, mas, se você estiver estressado, provavelmente não vai conseguir dormir com tanta facilidade.

Isso porque o estresse é capaz de desregular completamente o sono de uma pessoa ou até mesmo fazer com que elas tenham noites de sono que não sejam de fato repousantes.

Se você sente que não está conseguindo descansar direito, a dica é tentar tornar a hora de dormir o mais agradável possível. Desligue o seu celular e apague todas as luzes uma hora antes de se deitar para que você possa dar tempo para o corpo descansar, mesmo que você não consiga dormir profundamente.

Agora que você conhece os principais sinais do estresse no trabalho, procure fazer algo sobre isso! Desconecte-se da vida profissional de vez em quando para aproveitar a vida pessoal e, se chegar no seu limite, não hesite em procurar ajuda.

5 sinais de que o estresse no trabalho está consumindo você
4.8 (95%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *