Exercícios aeróbicos: 4 melhores exercícios para fazer em casa

Pular corda, subir e descer escadas, dançar em frente à TV, são alguns dos exemplos dos muitos exercícios aeróbicos que existem e que podem ser feitos em casa. Eles são ótimas opções para quem deseja aumentar a resistência física e queimar calorias, pois estimulam a circulação, o funcionamento do pulmão e do coração, além de trabalhar muitos grupos musculares. Mas atenção: antes de começar qualquer exercício desses, recomendamos que procure um médico para avaliar suas condições físicas para só assim dar início as atividades com segurança. Veja alguns exemplos que selecionamos para você!

Exercícios aeróbicos: caminhada ou corrida

Em casa, você pode praticar a caminhada ou corrida na esteira visto que são exercícios muito eficientes para a perda de peso e para melhorar o condicionamento físico. É claro que eles podem ser feitos também ao ar livre se você preferir. A caminhada gasta em média cerca de 400 a 500 calorias, enquanto a corrida gasta por volta de 500 a 900 calorias. Tudo isso vai depender da intensidade do exercício e de como você faz.

Dica: se você está iniciando, é legal alternar a intensidade do exercício com 5 minutos de caminhada e 2 de corrida, por exemplo. Ou 1 de corrida e 1 de caminhada.

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos: pular corda

Pular corda é uma excelente opção para queimar calorias, além de ser prático e divertido. É importante sempre manter a postura ereta, olhar para frente e contrair o abdome. Com prática e habilidade, depois de um tempo você consegue variar os movimentos e saltos, como: pular de uma perna só, girar a corda mais de uma vez ou pular andando. Em 1 hora de exercício você pode queimar cerca de 650 calorias. Importante: se você tem problemas nos joelhos ou ombros, deve evitar esse tipo de atividade.

Dica: alternar a atividade com descanso é ótimo para queimar calorias. Você pode pular 1 minuto e descansar 1 minuto, por exemplo.

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos: subir e descer escadas

Pode ser praticado a qualquer momento e é perfeito para quem ganhar resistência física, e tonificar as nádegas e coxas. Com 30 minutos de atividade é possível perder até 500 calorias.

Dica: divida o treino em 3 partes de 10 minutos, com um intervalo para descanso ou outro tipo de atividade entre elas. Assim você evita a sobrecarga das articulações.

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos: dançar em frente a TV

Já dizia: “quem dança, seus males espanta!”. Muito além de simples movimentos, a dança é uma ótima aliada para nossa saúde e bem estar. Seguir coreografias de um DVD de zumba, por exemplo, além de ser uma ótima atividade física, melhora o equilíbrio e o raciocínio. Com 1 hora de dança você queima em média cerca de 500 a 800 calorias.

Dica: invista em coreografias intensas e rítmicas, com muita alternância de movimentos para acelerar a queima de calorias.

Exercícios aeróbicos

Leia também