Tayla Pinotti

Conheça 3 exercícios de respiração para ansiedade

exercícios de respiração para ansiedade

Assim como os demais sistemas do corpo humano, a respiração é influenciada por nossas emoções. Quando estamos cansados, por exemplo, a forma de respirar é sempre a mesma. Quando estamos tranquilos, também. Partindo do princípio que o inverso – usar padrões respiratórios para acessar diferentes estados emocionais – também pode funcionar, pesquisadores desenvolveram diversos exercícios de respiração para ansiedade.

Quem sofre com esse transtorno sabe que crises de falta de ar são comuns. Especialistas explicam que a respiração ofegante e a dificuldade para respirar são elementos que marcam o pico da ansiedade. Facilmente perceptível, esses sintomas não têm hora para dar as caras, podendo acontecer até mesmo diante de situações rotineiras que podem ou não serem estressantes.

Combatê-los, porém, pode ser mais simples do que você imagina. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é necessário meditar ou usar o tapete de yoga para atingir o estado emocional de tranquilidade através da respiração. Se você é ansioso(a) e sofre com picos de falta ar, você pode colocar as técnicas de respiração para ansiedade em prática na sua cadeira de escritório, por exemplo. Confira abaixo 3 exercícios que podem te ajudar.

Respiração quadrada

Essa técnica recebe esse nome porque porque é feita em 4 etapas, sendo que todas têm a mesma duração. Para realizar a respiração quadrada, os passos são: inspire o ar pelo nariz durante 4 segundos contando os números mentalmente e de forma lenta. Respire até “encher a barriga”. Segure o ar nos pulmões por 4 segundos. Expire pela boca durante 4 segundos. Deixe os lábios entreabertos relaxados. Por fim, segure os pulmões vazios também por 4 segundos.

Pranayama

Os pranayamas são exercícios respiratórios baseados em práticas indianas e que auxiliam a controlar a ansiedade, manter a harmonia entre corpo e mente. Primeiro, exale completamente o ar através da sua boca, fazendo o som de um suspiro. Em seguida, feche sua boca, inspire silenciosamente pelo nariz contando até 4. Segure a respiração e conte até 7 mentalmente. Exale o ar pela sua boca completamente, mais uma vez fazendo o som de um suspiro e conte até 8. Quando terminar, repita o ciclo mais 3 vezes.

Respiração com narinas alternadas

Pode soar um pouco essa história de “alternar narinas”, mas, na verdade, esse exercício de respiração para ansiedade é relaxante porque ajuda você a se concentrar no momento presente. Com o dedão ou dedo indicador, tampe a narina direita e expire pela narina esquerda. Com os pulmões cheios, feche a narina esquerda e solte o ar pela narina direita. O ideal é fazer 5 ciclos completos e ir aumentando aos poucos, até conseguir fazer essa técnica durante 12 minutos todos os dias. Aproveite e confira também 5 exercícios para ansiedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *