Talitha Benjamin

Chega de esteira! 4 tipos de exercícios em casa para quem cansou da academia

Exercicios em casa

Seja para emagrecer ou apenas para se movimentar e sair da rotina, se exercitar é uma atividade que faz muito bem para o corpo e para a mente – não é a toa que as academias fazem tanto sucesso por aí. Mas e quando frequentar uma delas se torna inviável? Falta de grana, preguiça ou qualquer outro motivo não signicam que você deve desistir de saudável, já que pois dá muito bem para entrar em forma praticando exercícios em casa.

Ter a sua própria academia tem seus benefícios, como, por exemplo, poder ficar bem mais à vontade no seu lar, a possibilidade de flexibilizar os seus horários de treino e, o mais importante: não há chuva, frio e preguiça que sirvam de desculpa para não se exercitar!

Mas antes de começar, é preciso ter alguns cuidados: se você vai fazer exercícios em casa, precisa ficar atenta aos objetos e móveis ao redor do espaço que você vai utilizar e também aos tapetes ou pisos que podem ser escorregadios.

Além disso, em casa você não terá um instrutor e, por isso, é preciso ficar ligada no grau de dificuldade dos movimentos reproduzidos: nem tudo pode se adequar à sua rotina de exercícios.

Agora que você já sabe dos cuidados necessários, confira abaixo 5 exercícios para reproduzir em casa:

Agachamento com banco simples, mas eficaz

Agachamento

Ideal para fortalecer pernas, coxas e glúteos, o agachamento é bem simples: mantenha as pernas na linha do quadril, e os joelhos na direção da ponta dos pés. Com o abdômen contraído, desça lentamente, projetando o quadril para trás até se sentar na cadeira ou banco. Não relaxe ao encostar no assento, ao invés disso, suba lentamente e repita o movimento.

Leia também: Agachamento sumo: O que é? Benefícios e dicas!

O clássico abdominal

Abdominal

Todo mundo já conhece esse exercício, que, por ser simples e não necessitar de nenhum aparelho, pode ser feito facilmente em casa: deitada e de abdômen contraído, mantenha as pernas juntas ao quadril, retirando as omoplatas do chão, e, logo em seguida, retorne lentamente. É importantíssimo obedecer a respiração: ao subir, solte o ar, e ao descer, prenda. Concentre a força somente na musculatura do abdômen, nada de forçar o pescoço!

Flexão de braço

Flexão em casa

Exercício clássico super eficiente, a flexão de braço trabalha peitoral, ombro e tríceps. É uma rotina que pode parecer difícil, mas que pode ser reproduzida em casa sem maiores complicações: com as mãos na linha do peitoral e os cotovelos para fora, desça todo o corpo, até encostar o peitoral no chão e faça uma extensão completa do cotovelo. Lembre-se de manter o quadril e o tronco sempre alinhado com o abdômen que deve, como sempre, ser contraído.

Leia também: Dicas para você não desistir da academia ao longo do ano

Ponte

Ponte

Um exercício super potente já que utiliza somente o corpo, fortalecendo várias musculaturas, incluindo as pernas, glúteos, coluna vertebral e o abdomen. Para reproduzir é simples: deite-se de bruços em uma superfície plana. Levante o corpo, apoiando-se nas pontas os pés e nos antebraços (eles precisam ficar paralelos um com o outro) e pronto!

Aviãozinho

Esse movimento exige um pouquinho mais de coordenação motora, mas ainda assim é super fácil de reproduzir: de pé, com os braços bem abertos, coluna reta e os pés juntos, incline o tronco para frente, ao mesmo em que levanta uma das pernas para trás, flexionando levemente o joelho da perna que não levantou. O aviãozinho possui a vantagem de ser um exercício completo, que trabalha a parte de trás da coxa e os glúteos, além dos músculos de estabilização da coluna.

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Lembre-se de que é importante, antes de qualquer atividade física, consultar um médico para conhecer as suas condições de saúde antes de aventurar nos exercícios em casa. Bom treino!

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