Tayla Pinotti

Você sabe o que é fator encolhimento? Descubra e saiba como driblá-lo

Fator encolhimento

Se você é cacheada ou crespa, com certeza já percebeu que seu cabelo parece ser muito mais curto do que realmente é, certo? Mas você sabe por que isso acontece?

O motivo é o fator encolhimento, que é uma característica comum em fios com curvatura, principalmente aqueles onde o cacho é mais fechado.

Fios 3C e 4ABC possuem um comprimento muito maior quando são “esticados” ou alisados e tendem a ficar ainda menores quando definidos.

Por isso, se você tem o cabelo com alguma dessas curvaturas, não se preocupe! Quer que seu cabelo pareça maior? Então confira abaixo algumas dicas para driblar esse efeito.

Como reduzir o fator encolhimento?

Use o secador como seu aliado

Uma das formas mais práticas e rápidas de aumentar o comprimento dos fios é usar um secador. Basta passar os dedos entre a raiz e ir puxando os fios enquanto joga o jato de ar para fazer com que os cachos fiquem mais esticados. Evite o uso de difusor, pois ele ajuda a definir o formato espiral das madeixas.

Use um creme para pentear mais leve

Ao contrário dos cremes mais pesados, que fazem com que o cabelo fique mais definido (e consequentemente com aparência mais curta), os cremes para pentear leves não proporcionam tanta definição. Ou seja, se você quer fios mais compridos, aposte em finalizadores que não pesem no hair!

Não faça fitagem quando passar o creme

Cacheadas e crespas costumam aplicar cremes e fazer fitagem ao mesmo tempo, no entanto, se a sua intenção é driblar o fator encolhimento, a dica é evitar essa técnica. Isso porque ela deixa os cachos super modelados, fazendo com que o cabelo pareça mais curto.

Experimente dormir de tranças

Uma alternativa para já acordar com o cabelo aparentemente mais comprido é apostar em tranças antes de dormir. O penteado vai ajudar a “esticar” os fios, fazendo com que eles fiquem maiores do que o normal.

Prenda o cabelo em um rabo de cavalo quando ele ainda estiver úmido

Após o banho, quando o cabelo ainda estiver úmido, prenda as madeixas em um rabo de cavalo. Fazendo isso, você estará “puxando” a raiz do seu cabelo, o que fará com que o formato dos cachos nessa região não fique tão definido. Ah! Não precisa prender muito forte, tá? Um rabo de cavalo soltinho já resolve!

Aposte no método banding

Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, a técnica banding usa elásticos para prender o cabelo em mechas. Você vai precisar prender de 3 a 5 elásticos por mecha e deixar e, depois, esperar algumas horas até surtir efeito. Essa técnica ajuda a diminuir o fator encolhimento por meio da tensão.

Você sabe o que é fator encolhimento? Descubra e saiba como driblá-lo
4.8 (95%) 4 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *