Talitha Benjamin

Conheça 4 alternativas ao removedor de maquiagem

Alternativas de demaquilante

Seja para uso diário ou apenas para ocasiões especiais, o uso de maquiagem só tem uma regra: ela precisa ser removida antes de dormir. Com isso em mente, há no mercado uma grande quantidade de produtos demaquilantes, com propriedades específicas para diferentes áreas do rosto e para todos os tipos de pele.

A orientação geral da maioria dos dermatologistas e maquiadores é que a pele não passe por mais de 12 horas “abafada”. Isso porque os produtos de maquiagem, por mais que carreguem algumas propriedades que não agridem ou que podem trazer benefícios para a pele, ainda assim impedem a respiração dos poros.

A maquiadora Daniela Vidinho, do salão de beleza Unique Hair, aconselha que, além da remoção, é preciso fazer uma limpeza profunda na pele após o uso da maquiagem: “Não retirá-la por completo tem o mesmo efeito de manter a maquiagem na pele, pois as impurezas permanecem acumuladas nos poros se for feita apenas uma limpeza superficial.”

O demaquilante vai muito além de apenas um removedor de maquiagem: ele garante a remoção de todas as impurezas que permanecem na pele com o uso de produtos como BB cream, base, delineador, entre outros. Além disso, os produtos dessa categoria possuem outras propriedades, como ativos contra a oleosidade, ressecamento e bactérias.

No entanto, nem todo mundo consegue estar sempre com um demaquilante à disposição. Seja por esquecimento, preguiça, falta de acesso à produtos ou por qualquer outra razão, é fato é que nem sempre dá para seguir a tão importante regra de eliminar todos os produtos.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas de produtos que vão quebrar o galho para retirar a maquiagem em uma situação de emergência.

Remover a maquiagem

Azeite de oliva

Com um cotonete embebido no azeite, passe suavemente na área dos olhos até retirar a maquiagem. Depois, finalize e retire os resquícios que sobraram com água e sabão.

Óleo de bebê

Por ser direcionado à pele sensível do bebê, esse produto é mais leve e não causará tantos danos, evitando também o ressecamento. Os óleos retiram a maquiagem da região dos olhos com mais facilidade, na falta de um demaquilante.

Sabonete íntimo

Por ter um pH diferente dos outros sabonetes, a agressão à pele deste tipo de sabonete é menor. Porém, por ter uma fórmula suave e nenhuma propriedade de limpeza para o rosto, o potencial de remoção de maquiagem do íntimo é menor que o dos outros produtos citados anteriormente. A dica é associá-lo com algum outro ingrediente nessa lista.

Shampoo de bebê

O shampoo para bebês é um ótimo substituto para o sabonete facial: o pH é mais equilibrado, a fórmula é suave, sem álcool e sabão. No entanto, ele não é um demaquilante em si e, por isso, não vai retirar os vestígios da maquiagem que não aparecem mais a olho nu, mas que continuam na pele da mesma forma.

Substituir o demaquilante? Só em emergências!

Apesar dessa lista com possíveis substitutos, nenhum desses produtos oferecem reais ativos que vão remover a maquiagem de forma completa. O óleo, inclusive, aumenta as chances de você desenvolver algum tipo de problema com excesso de produção de gordura a longo prazo. Por isso, se puder evitar, não utilize as receitas caseiras com frequência.

“É sempre bom ter o demaquilante ideal para a sua pele e abandonar algumas receitas caseiras. O processo de remoção é simples, você precisa apenas de um demaquilante, um adstringente, um bom hidratante ou água termal” comenta a maquiadora.

Como remover a maquiagem corretamente

Segundo Daniela, a forma mais correta de remover a maquiagem é através de movimentos suaves e circulares: “usando um algodão, aplique o demaquilante até remover completamente toda a maquiagem visível. Depois, utilize um adstringente fazendo os mesmos movimentos para retirar as impurezas e resíduos mais profundos. Depois, lave o rosto com água e um sabonete apropriado para o rosto. Por fim, aplique um hidratante ou água termal.”

Seguindo essas dicas, você permanece sempre linda e evita problemas futuros. Aproveite e confira aqui outros 4 erros que cometemos que prejudicam a pele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *