Luiza Olinda

Formato de rosto: dicas para identificar o seu

Formato de rosto

Saber reconhecer o formato do seu rosto é um dos primeiros passos para aprender a ressaltar ainda mais a sua beleza natural e disfarçar pontos que podem não te agradar muito.  

O formato de rosto impacta diretamente na forma como você deve se maquiar, na escolha dos cortes de cabelo ideais para você e até mesmo nos acessórios que melhor combinam com seu rosto.

Tradicionalmente, os formatos de rosto mais comuns são: triângulo invertido, quadrado oval e redondo, portanto, vamos te mostrar as características de cada um deles e te ensinar a identificar o seu!

 

Formato de rosto

 

Formato de rosto: triângulo invertido

Vamos começar pelo triângulo invertido. Também conhecido como coração, esse formato de rosto é caracterizado por uma testa mais larga e o queixo mais fino.

Maquiagem para rosto triângulo invertido:

A maquiagem ideal para equilibrar esse formato de rosto é aquela que afina levemente as bochechas com o contorno e também as laterais das têmporas, para diminuir a testa.

Sobrancelhas para rosto triângulo invertido:

As sobrancelhas mais compridas e levemente arqueadas são perfeitas para equilibrar e parte superior da face, que é mais larga.

Cortes de cabelo para rosto triângulo invertido:

Cortes que são mais volumosos e texturizados na parte de baixo do que na de cima são os melhores para esse formato de rosto e o comprimento médio é uma boa opção.

Formato de rosto: quadrado

Quem tem o rosto quadrado também tem medidas bem proporcionais quando analisamos comprimento e largura da face, mas as linhas que desenham o rosto são bem retas e angulosas.

Muitas vezes, as donas de rostos com formato quadrado querem suavizar a forma e isso também é possível.

Maquiagem para rosto quadrado:

Para deixar o rosto quadrado mais equilibrado, o ideal é usar contorno de rosto nos quatro cantos mais proeminentes: as extremidades das mandíbulas e as laterais das têmporas.

Sobrancelhas para rosto quadrado:

Devem ser bem definidas e arqueadas para combinar com o rosto anguloso.

Cortes de cabelo para rosto quadrado:

Os cortes ideais para o formato de rosto quadrado são aqueles que dão algum volume para os cabelos e tem linhas delicadas. O comprimento ideal é abaixo do queixo, para não evidenciar a mandíbula bem marcada, e franjas mais leves também podem ajudar a suavizar o formato.

Formato de rosto: oval

O rosto oval é mais alongado verticalmente, mas as linhas laterais ainda são suaves e arredondadas, sendo que a testa costuma ser levemente mais larga do que o queixo. É um dos tipos de rosto mais comuns e também o mais fácil de maquiar e combinar com formatos de sobrancelha e cortes de cabelo.

Maquiagem para rosto oval:

A forma de maquiar o rosto oval vai depender do efeito que você quer causar. Se pretende afinar um pouco mais as bochechas e o nariz, pode usar o contorno abaixo das maçãs do rosto e nas laterais do nariz para conseguir esse efeito. Para destacar as bochechas, você pode investir em um pouco de blush acima de onde marcou o contorno e aplicar uma leve camada de iluminador nas maçãs do rosto.

Sobrancelhas para rosto oval:

Como o rosto oval é bem versátil, diferentes tipos de sobrancelhas combinam com ele, mas as mais delicadas e arqueadas sempre ficam ótimas!

Cortes de cabelo para rosto oval:

Dos cortes curtos aos longos, a maioria fica bem nas mulheres com rosto oval. Se quiser disfarçar um pouco a testa, pode optar por uma franja reta sobre os olhos ou mesmo um franjão lateral mais desfiado.

Formato de rosto: redondo

O rosto redondo é bem fácil de reconhecer. As principais características dele são a ausência de linhas retas, as medidas horizontais e verticais bastante proporcionais, testa curta e as bochechas um pouco mais proeminentes.

Quem tem formato de rosto redondo, normalmente, quer afinar o rosto e deixá-lo um pouco mais alongado, e isso é possível com as escolhas certas.

Maquiagem para rosto redondo:

Para maquiagem, o ideal é usar contorno de rosto para fazer duas linhas diagonais logo abaixo das maçãs do rosto e nas laterais da testa. Escurecendo esses pontos, você criar profundidade na face, o que faz parecer que o rosto é mais longo. Para reforçar o efeito, é interessante também aplicar um pouco de iluminador no centro da testa e no queixo.

Sobrancelhas para rosto redondo:

Sobrancelhas mais arqueadas são ótimas para quem tem esse formato de rosto, porque “puxam” o olhar para cima, deixando a mulher mais expressiva. Também não é recomendado deixar as sobrancelhas muito finas, já que elas podem deixar o rosto ainda mais arredondado.

Cortes de cabelo para rosto redondo:

Quem quer alongar um pouco o rosto redondo pode usar cortes mais repicados, com mais volume no topo da cabeça e camadas perto do queixo. A franja reta sobre os olhos deixa o rosto ainda mais circular, então a melhor opção é optar pela franja lateral, com comprimento entre a bochecha e o queixo.

Formato de rosto: dicas para identificar o seu
Avalie esse conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *